O modo como produzimos garante a longevidade e sustentabilidade da nossa terra…

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  21-03-2014

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo
 

Dia Mundial da Agricultura (20 de Março)

Dia Mundial da Água (22 de Março)

O modo como produzimos garante a longevidade e sustentabilidade da nossa terra…

No dia 20 de Março celebra-se o Dia Mundial da Agricultura seguindo-se a comemoração do dia Mundial da Água no dia 22 de Março. Na APOSOLO ambas as datas são comemoradas com intensidade uma vez que o modo como produzimos, em Agricultura de Conservação, garante a protecção do ambiente e promove a utilização consciente dos recursos hídricos, garantindo a sustentabilidade dos mesmos.

A agricultura é uma prática ancestral que tem ganho cada vez mais importância, devido aos contextos sociais que se vivem actualmente. A necessidade do homem trabalhar a terra para daí extrair alimentos, é uma questão de sobrevivência, mas a agricultura que se pratica actualmente tem como principal função fornecer alimentos seguros, abundantes, de qualidade e contribui para a criação de oportunidades de emprego fortalecendo ainda a economia do país. Estamos certos que, com a adopção da Agricultura de Conservação, tudo isto é possível por muitos anos.

A AC baseia-se em princípios de protecção e melhoria do solo. Ao melhorar a estrutura do solo, a AC contribui para uma maior taxa de infiltração de água no mesmo, aumentando a disponibilidade deste recurso para as plantas, melhorando a produtividade nas parcelas de sequeiro e contribuindo para uma redução no consumo de água para rega nas áreas de regadio. Além disso, o controle efectivo da erosão e o aumento da vida microbiana do solo contribuem para a preservação ou melhoria das águas superficiais e subterrâneas.

Ganhando cada vez mais aceitação a nível Mundial, a AC e define-se como uma forte alternativa à agricultura convencional e à agricultura biológica.

Em 2009, durante o 4º Congresso Mundial de Agricultura de Conservação em Nova Delhi, 1000 delegados, envolvendo agricultores, cientistas, instituições de investigação e desenvolvimento, empresas privadas, e membros de Governos de países de todos os continentes reconheceram, na então “Declaração de Nova Delhi sobre a Agricultura de Conservação:

  1. Duplicar a produção agrícola nas próximas décadas,

  2. Proteger e aumentar a eficiência de uso dos recursos naturais, solo, água, ar e biodiversidade,

  3. Contribuir para a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa e para o sequestro do carbono no solo,

  4. Encontrar soluções que mitiguem os efeitos das alterações climáticas na produção agrícola;

E acordaram que, baseando-se em 3 princípios fundamentais como: a perturbação mínima do solo a sua cobertura permanente e rotações diversificadas de culturas, a AC é um caminho sólido para uma sustentável intensificação da produção agrícola e que, juntamente com tecnologias complementares de produção, permite a prossecução dos objectivos enumerados.

Assim, a todos os Interlocutores do sector agrícola português, aos defensores e praticantes da AC e a toda a Sociedade Civil, a APOSOLO deseja saudáveis Dia Mundial da Agricultura e da Água, e tudo faz e fará para que este tipo de agricultura seja reconhecida pelo enorme contributo que presta à preservação da agricultura sustentável, da água e do ambiente no Mundo.

A Direcção


Apontadores relacionados:

Sítios

  •  


[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: