O Município de Sátão promove uma tertúlia de homenagem a João Gomes, Uma Viola na Canção de Coimbra

O Município de Sátão promove uma noite de música e cultura no dia 22 de fevereiro de 2025, às 16h00, na Igreja de Santa Maria em Sátão (junto à Biblioteca Municipal), homenageando João Gomes, compositor e violinista conceituado.

João Gomes, nascido na freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Sátão, com um vasto currículo musical, rumou a Lisboa com apenas 14 anos, onde começou a frequentar a Escola de Música do Prof. Duarte Costa, onde desenvolveu a sua aprendizagem na viola (guitarra clássica). Nesta instituição integrou um grupo informal, com Fernando Alvim, Luís Filipe Roxo, Lopes e Silva, Manuel Morais e Troufa Real. Fez vários cursos no Conservatório Nacional em Lisboa. Foi professor de viola e integrou a Orquestra que acompanhou a ópera de Giuseppe Verdi “Otelo”, em cena no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa. Com Luíz Goes participou em vários programas televisivos com destaque para o programa de televisão Zip-Zip, no ano de 1969, em que acompanha o Luiz Goes na sua “Canção de Regresso”. Colaborou na gravação de vários fonogramas, sobretudo enquanto instrumentista, inclusive com Carlos Paredes no LP “Coimbra de Ontem e de Hoje”, mas também como compositor em “Cantiga para Quem Sonha”, “Cantiga Para Quase Todos”, “Última Canção de Amor”, com textos da autoria do poeta Leonel Neves.

Este evento celebra o Fado, primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal que, enquanto símbolo de identidade nacional, será o tema principal da tertúlia Canção de Coimbra.

Segue-se um jantar convívio no restaurante Reta do Pereiro, em Sátão, cujas inscrições e pagamentos (20,00€ por pessoa) devem ser realizados no Gabinete de Atendimento ao Munícipe, da Câmara Municipal de Sátão, até ao dia 20 de fevereiro ou através do e-mail academia.fado.coimbra@gmail.com

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: