Óleo essencial de eucalipto é eficaz no combate à Xylella fastidiosa

Pode ter sido encontrada a solução para uma das pragas mais mortíferas a nível global que pode infectar mais de 300 espécies de plantas.

Já se sabia que o óleo essencial de eucalipto tem propriedades balsâmicas, antimicrobianas e anti-sépticas. É descongestionante, actua contra constipações, gripes, bronquites, sinusites, dores de cabeça, distensões musculares e tensão e até auxilia no reequilíbrio emocional. E poderá ser usado no combate à terrível praga da Xylella fastidiosa, uma das doenças que mais preocupa os agricultores.

O anúncio foi feito em Espanha na passada semana. A investigação foi dinamizada pela LAINCO, uma empresa de investigação, desenvolvimento e fabrico de produtos fitossanitários e farmacêuticos, em colaboração com o Centro de Inovação e Desenvolvimento em Fitossanidade (CIDSAV) da Universidade de Girona. Os testes com óleo essencial de eucalipto tiveram início em 2016, tendo em vista o combate a várias doenças bacterianas. E os resultados foram surpreendentes no controlo e prevenção da Xylella fastidiosa, bem como de outras pragas, como as causadas por Pseudomonas syringae em kiwi ou tomate, Xanthomonas em frutos de caroço e amêndoa ou Erwinia amylovora em pêra.

As experiências efectuadas ao longo de cinco anos através de ensaios in vitro e posteriormente em trabalhos de campo comprovaram a eficácia do produto contra diferentes subespécies de Xylella fastidiosa. “É uma solução curativa e preventiva natural, de fácil aplicação, que respeita totalmente a matéria vegetal e a fauna auxiliar, com uma composição estável a altas concentrações e à temperatura ambiente, e altamente eficaz na prevenção de infecções bacterianas”, realça a multinacional espanhola.

O Instituto de Patentes e Marcas de Espanha já atribuiu à LAINCO a patente da […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

, , , ,

por

Etiquetas: