vespa

Oliveira do Bairro eliminou este ano 120 ninhos de vespa velutina

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro destruiu este ano 120 ninhos de vespa velutina e prevê a instalação de novas armadilhas, em todo o concelho, no início de 2023.

“Estamos com um tempo de resposta inferior a 48 horas, sendo que, na maioria dos casos, conseguimos eliminar os ninhos em menos de 24 horas após a sua sinalização”, assegurou.

Em comunicado enviado à agência Lusa, esta autarquia do distrito de Aveiro explicou que os ninhos sinalizados no concelho de Oliveira do Bairro têm sido localizados, na sua maioria, em árvores, no subsolo e em edifícios de várias tipologias.

Segundo a vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro responsável por esta área, Susana Martins, para o início do próximo ano está prevista a instalação de mais armadilhas em todo o concelho, destinadas à captura das vespas fundadoras.

“O objetivo é diminuir o impacto que a vespa velutina tem no território e prevenir a sua disseminação. A distribuição destas armadilhas vai estar sujeita a uma avaliação prévia, tendo em conta a localização dos ninhos que desativámos anteriormente no concelho”, indicou.

A deteção ou a suspeita de existência de ninhos, ou de exemplares da vespa velutina, na área do concelho de Oliveira do Bairro, “deverá ser comunicada à Câmara Municipal, através dos contactos 234 732 139 e geral@cm-olb.pt, ou à Junta de Freguesia”.

A vespa velutina “é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera)”. Também conhecida como asiática, “é proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia”.

A velutina distingue-se da espécie europeia vespa crabro pela coloração do abdómen, que é predominantemente de cor preta, ao contrário da europeia, onde prevalece a cor amarela.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: