O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou que é necessário um aumento dramático no financiamento para a adaptação climática para salvar milhões de vidas da “carnificina climática”. Um relatório divulgado esta quinta-feira revela que o financiamento internacional atual para os países em desenvolvimento está entre cinco a dez vezes abaixo do necessário.
Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado esta quinta-feira, conclui que o mundo não está a contribuir com dinheiro suficiente para ajudar os países em desenvolvimento a adaptarem-se aos impactos cada vez mais alarmantes das alterações climáticas.
O relatório constata que os países estão a aumentar a implementação de planos de adaptação climáticos, estratégias, leis e políticas. No entanto, o esforço não está a acompanhar o mesmo ritmo dos riscos climáticos.
“Sim, mais de 80 por cento dos países têm pelo menos um instrumento nacional de planeamento de adaptação em vigor. Mas o financiamento para transformar o planeamento em ação não está a seguir o mesmo ritmo”, alertou Inger Andersen, diretora executiva do PNUMA.
De acordo com o relatório, o financiamento internacional atual para os países em desenvolvimento está entre cinco a dez vezes abaixo do necessário.O relatório […]