Os arrotos podem ser um grande negócio. Bill Gates investe milhões em start-up para combater os gases das vacas

Parece que os arrotos podem ser um grande negócio. O multimilionário Bill Gates anunciou um investimento na start-up australiana Rumin8, que está a desenvolver uma ração à base de algas marinhas para reduzir as emissões de metano que as vacas produzem através dos seus arrotos e, em menor número, gases.

O metano é um potente gás com efeito de estufa. Embora tenha vida mais curta na atmosfera do que o dióxido de carbono, tem 84 vezes mais potencial de aquecimento global por um período de 20 anos. Quase um terço das emissões globais de metano provém do gado e a maior parte das vacas leiteiras.

Os micróbios nos estômagos das vacas produzem metano à medida que os animais digerem os alimentos, mas quando as algas marinhas são adicionadas à sua alimentação, foi demonstrado que reduzem significativamente a quantidade de gás libertado que aquece o planeta. Um estudo de 2021 descobriu que dar às vacas pequenas quantidades de algas marinhas durante vários meses fez com que as emissões de metano diminuíssem em mais de 80%.

A Rumin8 […]

Continue a ler este artigo em CNN Portugal.


por

Etiquetas: