sindicato nacional proteçao civil

Os bombeiros são a coluna vertebral da proteção civil

O SNPC – Sindicato Nacional da Proteção Civil vem por este meio reagir às declarações do Primeiro-Ministro António Costa, proferidas a 10 de Dezembro de 2021 aquando da inauguração do Museu da Liga Portuguesa dos Bombeiros.

Passando a citar: “temos de conseguir preservar e manter aquilo que de tão importante possuímos e que é único: temos uma estrutura de bombeiros voluntários
como coluna vertebral do nosso sistema de Proteção Civil, e isso é indispensável para o futuro do País”

Sendo o sector dos bombeiros considerado de tão estimado valor pelo Sr. Primeiro-Ministro, não queremos deixar de o questionar sobre algumas reivindicações que os
Bombeiros e o SNPC tem vindo a fazer ao Governo, aos Grupos Parlamentares e a outras Entidades, sem no entanto termos tido grande êxito, na resolução dos problemas que afetam estes Trabalhadores, que são reconhecidos, no mesmo momento que são esquecidos. Ao dia de hoje os bombeiros continuam a não ser considerados profissionalmente como bombeiros, havendo lugar a muitos contractos precários e camuflados como motoristas, mecânicos e elementos de secretariado. Desta forma o Sindicato Nacional de Proteção Civil pede ao Sr. Primeiro-Ministro António Costa que admita que não existe uma real proteção para a população, que neste momento julga estar protegida, quando em muitas corporações de bombeiros não conseguem segurar os seus operacionais, pois estes têm de exercer as suas funções profissionais nos seus empregos.

Não basta parecer que todos somos Proteção Civil, é emergente sê-lo. O novo Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Dr. António Nunes, a quem saudamos e desejamos um bom mandato, refere-se aos Bombeiros como sendo o maior exército do país…e de facto assim é, por isso, iremos marcar uma reunião com o Sr. Presidente da Liga, para que, conjuntamente, possamos trazer mais dignidade a estes trabalhadores, que são reconhecidos, como vimos, pelo Primeiro-ministro e por outros decisores políticos.

Sr. Primeiro Ministro é motivador ter o seu reconhecimento, mas os Bombeiros Voluntários precisam de ações concretas, por isso, reafirmamos que é preciso valorizar a profissão, aprovar a Regulamentação do Estatuto Profissional, melhorar as condições de trabalho, aumentos salariais, melhorar os seus equipamentos de proteção individual, reforma aos 60 anos, horários de trabalho, aumento do apoio às Associações Humanitárias, cumprimento das obrigações do estado com estas Associações etc…

Andamos há demasiado tempo a reunir com quem pode decidir… vamos intensificar este trabalho e por isso, podem os Bombeiros Voluntários contar com a força e determinação do SNPC, na persecução destes objetivos. Sr. Primeiro-ministro Os Bombeiros Voluntários carecem de mudanças sérias, que assegurem a sua continuidade ao serviço das populações. Agradecemos o seu reconhecimento, mas pedimos-lhe que passe das palavras aos atos.

Os bombeiros agradecem.

Costa elogia bombeiros voluntários, Jaime Marte Soares elogia “o amigo Toninho”


por

Etiquetas: