p3

Os sistemas alimentares mundiais já não servem – Francisca Gusmão

Porque mais de 820 milhões de pessoas permanecem subnutridas, enquanto mais de 2,1 mil milhões de adultos sofrem de obesidade ou excesso de peso. Porque a produção alimentar é a principal responsável pelas alterações a que assistimos no planeta, nomeadamente a emissão de 30% de todos os gases de efeito de estufa (GEE) de origem antropogénica.

Setembro de 2021 acolheu a Cimeira dos Sistemas Alimentares (Food Systems Summit). O evento visava dar voz aos que não têm geralmente oportunidade de se fazer ouvir, bem como encontrar soluções para os problemas dos sistemas alimentares actuais. Durante a cimeira discursaram pessoas de inúmeros países de Norte a Sul, desde activistas, a representantes de povos indígenas, decisores políticos, especialistas, etc. É formidável como um tão grande e tão variado grupo de pessoas conseguiu chegar a alguns entendimentos – os sistemas alimentares globais não servem a população humana, não servem o planeta e não estão alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Porquê? Porque mais de 820 milhões de pessoas permanecem subnutridas, enquanto mais de 2,1 mil milhões de adultos sofrem de obesidade ou excesso de peso. Porque existem mais de 2 mil milhões de pessoas com deficiências em micronutrientes importantes, e porque a incidência mundial de diabetes duplicou nos últimos 30 anos.

Porque a produção alimentar [..]

Continue a ler este artigo no Público.


por

Etiquetas: