Otoctone redescobre os vegetais esquecidos

 

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 –  11-04-2014

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Otoctone redescobre os vegetais esquecidos

Marca aposta na reintrodução de vegetais menos conhecidos nos hábitos alimentares

Acaba de surgir no mercado uma nova marca, OTOCTONE, que nasce para recuperar produtos alimentares de origem vegetal que caíram no esquecimento, como por exemplo, serpão, açaflor, feijoca, chicharro, lódão, erva do calhau ou ossama, entre outros.

A empresa tem por missão trazer de novo para o mercado esses produtos, sabores e texturas, o que implica uma logística cuidada e um permanente acompanhamento dos mesmos uma vez que os vegetais são, muitas vezes, produzidos em zonas remotas, por agricultores artesanais e de pequena escala. A ideia é ir às raízes gastronómicas de cada região, em Portugal e no estrangeiro, e valorizar os produtos autóctones, colocando-os ao dispor dos mercados internacionais.

Álvaro Dias, fundador da empresa, conta como surgiu a ideia: “Acredito que temos um portfólio de produtos com enorme potencial que tem sido esquecido. A Otoctone surge para os identificar, valorizar e colocar à disposição de quem os queira consumir. Apresentamo-nos como uma ferramenta para os tirar do esquecimento e colocar nos pratos nacionais.”

O projecto OTOCTONE pretende dar a conhecer experiências gastronómicas que caíram no esquecimento. Identifica produtos que vêm de zonas como Açores, Beira Alta ou Alentejo. Todos eles têm em comum o alto potencial de confecção e de diferenciação que podem passar por pratos tradicionais ou reinterpretações  gastronómicas de cozinha moderna.

Numa primeira fase, o portefólio de produtos são exclusivamente portugueses, de produtos nacionais, valorizando-se assim produtos como os chícharos, o serpão, o lódão, a feijoca, o açaflor, a cereja seca do Fundão, Funcho dos Açores e Menta dos prados entre muitos outros. Trata-se de produtos muito inovadores no contexto nacional, mas também a nível internacional, uma vez que a actuação nos mercados europeus é parte integrante da estratégia da Otoctone. Numa segunda fase, a carteira de produtos será complementada com outros produtos de origem africana e brasileira, colocando ao dispor do mercado europeu todo um novo leque de sabores, cheiros e texturas. Estão já a ser feitas as diligências para a abertura da filial brasileira para que os produtos possam entrar neste mercado com todo o apoio de marketing e vendas.

Os produtos da Otoctone estarão à venda em embalagens que variam entre as 6 e as 200g e podem ser encontrados em distribuidores seleccionados, garantindo-se desta forma que estes produtos exclusivos chegam da melhor forma possível aos clientes; ou então poderão ser adquiridos através da loja online da marca: http://www.otoctone.pt/.

Fonte:  Chefs Agency


Apontadores relacionados:

Sítios

  • Otoctone – Forgotten Vegetables


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