Os pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas ascenderam a um montante total superior a 33 milhões de euros no final de mês de maio, foi hoje divulgado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação.
“No final do mês de maio de 2022, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP) procedeu a pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas num montante total superior a 33 milhões de euros”, refere a nota do ministério tutelado por Maria do Céu Antunes.
O Governo detalha que, no contexto do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), foram realizados pagamentos num “valor próximo” a 25 milhões de euros (ME), relativos à execução do PDR2020, abrangendo, designadamente, 21,5 ME referentes a Investimento e 2,5 ME associados a Instrumentos Financeiros.
Já no que toca ao Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), os pagamentos realizados atingiram um montante superior a cinco milhões de euros, incluindo, 1,8 milhões de euros para pagamentos por Práticas Agrícolas Benéficas para o Ambiente e o Clima (Greening), 1,1 milhões de euros para a Promoção de Vinho em Mercado de Países Terceiros e um milhão de euros para Fundos Operacionais – Frutas e Produtos Hortícolas, assinala o executivo.
Foram ainda realizados pagamentos num “valor superior” a três milhões de euros, associados à execução do MAR2020, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos das Pescas (FEAMP).
Pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas em maio superam os 33M€