Em 2026, o programa de promoção gastronómica “Palmela – Experiências com Sabor!” (PES) continua a promover os produtos locais de qualidade e o melhor da gastronomia e vinhos do concelho. As sugestões mais deliciosas do ano foram reveladas durante a sessão de apresentação do PES, no dia 23 de janeiro, na Casa Mãe da Rota dos Vinhos, em Palmela. Entre as novidades, está o novo Padrinho do programa, o Chef Pedro Ascenção, da Salgados Casa de Palmela.
A sessão contou com casa cheia, com a presença da Presidente do Município de Palmela, Ana Teresa Vicente, do Vereador do Desenvolvimento Económico e Turismo, Pedro Taleço, e outras/os autarcas, dos representantes da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) Fernando Soares e Daniel Piedade, agentes económicos do setor da restauração e alojamento, Confrarias da Sopa Caramela e Moscatel, associações, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e vários parceiros.
O calendário PES 2026 arrancou com os Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela e vai apresentar diversas propostas nos próximos meses. Destaque para os próximos Fins de Semana Gastronómicos temáticos, durante os quais os restaurantes participantes vão apresentar ementas com entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas elaborados a partir do produto regional em destaque. As Oficinas Gastronómicas e a 6.ª Mostra Gastronómica Literária de Palmela “Pela Boca Entra a Literatura”, que alia gastronomia e cultura de forma criativa, são outras propostas a não perder. Ao longo do ano, serão divulgadas outras iniciativas, de um calendário que é construído em permanente colaboração com os agentes do setor. Toda a informação estará disponível e atualizada em visitpalmela.pte também em www.cm-palmela.pt e nas redes sociais Palmela Município.
A formação dirigida aos agentes do setor é outra aposta forte do PES. Este ano, vai decorrer a ação “Cartas de Vinhos no Restaurante”, pela Associação de Escanções de Portugal. A partir do Manual de Elaboração da Carta de Vinhos, pretende-se qualificar as/os profissionais, proporcionando ferramentas práticas para conceber, gerir e dinamizar cartas de vinhos eficazes e aprimorar o serviço de vinhos, incluindo apresentação, sugestão à/ao cliente e serviço a copo.
No âmbito do programa “Formação + Próxima”, do Turismo de Portugal (entidade com a qual o Município tem parceria), estão previstas ações de formação em “Estratégias para um Atendimento de Excelência”, “Gestão de Reclamações e Fidelização de Clientes”, “Bem-Estar Organizacional”, “Liderança, Gestão e Motivação de Equipas”, “Enoturismo”, “Inglês para Atendimento e Reservas” e “Gestão de Alojamento Local”.
Promovido pela Câmara Municipal de Palmela e Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, o PES conta, desde 2009, com um «trabalho com grande expressão» e é por isso que «podemos chegar a 2026 com este capital», sublinhou Ana Teresa Vicente. A Presidente reconheceu que «estes projetos só são possíveis com equipas motivadas» e destacou também o papel dos parceiros e dos Chefs, tanto o novo Padrinho, como a Chef Marta Nunes, que foi a Madrinha do programa nos últimos anos. «Vamos levar o programa mais longe. Este projeto não é nosso, é da comunidade e estamos cá para ajudar a concretizá-lo», apelou.
Chef Pedro Ascenção é novo Padrinho PES 2026
«É com enorme satisfação, um profundo sentimento de responsabilidade e um privilégio muito grande que assumo este desafio», confessou o Padrinho PES 2026, agradecendo ao Município por esta oportunidade. Pedro Ascenção, que escolheu Pinhal Novo em 2007 para fixar raízes e, em 2024, apostou no projeto Salgados Casa de Palmela, abraça agora este novo desafio.
A sua atividade resultará de uma programação que, de forma dinâmica, é construída ao longo do ano, em parceria com os agentes da restauração. O Chef vai desenvolver várias ações no âmbito do programa, com enfoque na valorização e promoção dos produtos locais do concelho. Destaque para a dinamização, na BTL, de Oficinas Gastronómicas utilizando os produtos locais diferenciadores de Palmela; de uma Oficina Gastronómica da Fogaça de Palmela, no Mercado Municipal de Palmela, a 21 de março, no âmbito das comemorações do Dia do Pai; atividades gastronómicas no Festival Queijo, Pão e Vinho, em março, em Quinta do Anjo, utilizando o queijo de ovelha como produto de destaque nas receitas; e uma Oficina da Sopa Caramela, em maio, no âmbito das comemorações do Dia da Mãe.
As/os participantes na sessão tiveram a oportunidade de degustar o Bolo de Moscatel Roxo (bolo de cenoura, noz, canela, gengibre e Moscatel Roxo Dona Ermelinda), a sua terceira receita original confecionada com produtos locais. «Costumo chamar-lhe bolo de Natal e a ideia foi partir de um bolo tradicional e colocar algo da região», explicou.
Protocolo promove qualificação dos agentes económicos
Durante a sessão, foi também assinado um Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal e a AHRESP, que estabelece uma parceria estratégica entre as duas entidades, com o objetivo de responder de forma eficaz às necessidades dos agentes económicos locais e contribuir para a valorização do território.
Pretende-se promover a qualificação, modernização e dinamização dos setores do alojamento, restauração e bebidas, reforçando o posicionamento do concelho de Palmela enquanto destino turístico competitivo, sustentável e alinhado com as potencialidades e identidade locais. Entre as diversas ações previstas, está a criação do Balcão Palmela Best, para apoio presencial às/aos empresárias/os.
Fernando Soares, Vice-presidente da AHRESP, felicitou o PES «pela agenda extremamente rica e pela ambição e inovação» e afirmou que a associação está «orgulhosa e honrada por fazer parte deste projeto». «Sentimos a responsabilidade de contribuir, dinamizar e dar visibilidade a Palmela», referiu.
Próximos Fins de Semana Gastronómicos 2026
– Queijo de Ovelha (27 a 29 março e 3 a 5 abril)
– Sopa Caramela (1 a 3 e 8 a 10 maio)
– Fruta de Palmela (17 a 19 e 24 a 26 julho)
– Vinho de Palmela (28 a 30 agosto e 4 a 6 setembro)
– Coelho à Moda de Palmela (2 a 4 e 9 a 11 outubro)
– Moscatel de Setúbal (27 a 29 novembro e 4 a 6 dezembro)
Chef Pedro Ascenção – dados biográficos
Com uma infância ligada à terra numa aldeia pitoresca próximo de Bucelas, nos arredores de Lisboa, e numa família de seis irmãos em que a mesa foi sempre o centro do convívio e da partilha, desde muito jovem que Pedro Ascenção começou a desenvolver e demonstrar os seus dotes gastronómicos.
Foi no Canadá que estudou na Escola Appelwood (Toronto) e iniciou a sua carreira profissional. Os anos que lá passou e as viagens que realizou pelos Estados Unidos, Europa e África permitiram-lhe contactar com diversas culturas e produtos, impulsionando a sua visão cosmopolita da gastronomia.
Pedro Ascenção considera-se um autodidata, pois foi na experiência prática que consolidou grande parte dos seus conhecimentos. O seu percurso na hotelaria em Portugal foi marcado pela gestão de eventos. Em 2007, criou a empresa Libelinha Encantada, dedicada a eventos privados. Ao longo dos anos, desenvolveu as suas próprias fichas técnicas, fruto da experiência acumulada e do contacto com programas de gestão.
Teve ainda a oportunidade de trabalhar para empresas prestigiadas como KUP Eventos, Legacy Eventos e Quinta Vale de Fornos, entre outras. Teve o privilégio de colaborar com profissionais de renome, entre os quais Miriam Catarino e o Chef Mikael Moreira, ex-professor da Escola de Hotelaria de Setúbal, onde tem também desempenhado, nos últimos anos, funções como Chef privado. O único restaurante onde assumiu totalmente a gestão e a cozinha foi o Merkado, na
Venda do Pinheiro. 2016 foi um ponto de viragem e decidiu aceitar o desafio de assumir a cozinha de uma família bastante conceituada em Portugal, a tempo inteiro, como Chef privado.
Em 2007, escolheu Pinhal Novo para fixar raízes. «Palmela oferece uma paleta de sabores única. O queijo amanteigado, os vinhos de excelência e as ervas da Arrábida são elementos estruturantes que procuro valorizar em cada criação, respeitando a identidade deste território», afirma.
Em 2024, juntamente com a mulher, Rute Tapadas, natural de Palmela, abraçou um novo desafio: a Salgados Casa de Palmela. O objetivo é criar iguarias emblemáticas, que se tornem verdadeiras assinaturas gastronómicas da região. O Chef acredita na excelência deste trabalho e na sua capacidade de representar a riqueza do concelho, assumindo-se como um embaixador dos sabores locais.
O terroir único de Palmela e da Serra da Arrábida é a base de toda a inspiração. É com este brio que têm desenvolvido criações exclusivas, como a Empada de Coelho à Moda de Palmela ou de Frango na Púcara, e doçaria distintiva, como o Bolo de Moscatel Roxo com Nozes e Canela.
Paralelamente, o projeto desenvolve um conceito de proximidade, levando até à casa das pessoas o melhor da culinária portuguesa. No conforto do lar, as/os clientes podem desfrutar de pratos confecionados com o rigor, dedicação e qualidade de uma cozinha profissional.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.