O relatório de iniciativa do Parlamento Europeu sobre “Uma Visão a Longo Prazo para as Zonas Rurais da União Europeia – Rumo a áreas rurais mais fortes, conectadas, resilientes e prósperas até 2040” é debatido e votado na próxima semana pelo Parlamento Europeu, na sessão plenária de Estrasburgo. O debate em plenário ocorrerá na segunda-feira, dia 12 de dezembro, e a votação no dia 13, terça-feira.
Isabel Carvalhais, relatora do Parlamento Europeu afirma:
“As zonas rurais da União Europeia são fundamentais para garantir a nossa produção e autonomia alimentar, salvaguardando os nossos recursos naturais, paisagens e biodiversidade, bem como o nosso património cultural. São um aspeto essencial do modo de vida europeu e vitais para o funcionamento económico, social e ambiental da nossa sociedade, desempenhando um papel central na abordagem dos principais desafios sociais atuais, fornecendo serviços ecossistémicos para mitigar as mudanças climáticas e a deterioração ambiental, promover a produção sustentável de alimentos e permitir uma transição verde e digital justa.
As populações rurais sentem que as suas necessidades não são ainda suficientemente consideradas nas decisões políticas europeias, abrindo caminho para um terreno fértil ao nível local, quer do ponto de vista cívico, como também político.
O Parlamento Europeu, enquanto voz dos cidadãos no panorama europeu, tem a obrigação de falar por aqueles que não são ouvidos, por todos os que vivem nas nossas zonas rurais mais remotas e desfavorecidas. Este relatório é o nosso contributo para as comunidades rurais, e com ele pretendemos contribuir ativamente para a construção de políticas que respondam verdadeiramente às necessidades e aspirações do mundo rural, e criem condições para que este continue a desempenhar o seu importante papel na sociedade.”
Mais informações:
Link para o relatório: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/A-9-2022-0269_PT.pdf
Comunicado enviado pelo Gabinete da deputada Isabel Estrada Carvalhais