Publicado em: 18 de Fevereiro, 2025
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, salientou hoje, numa visita às obras do Parque Verde da Quinta da Amizade, que a autarquia, em parceria com as juntas de freguesia, está a investir milhões de euros em zonas verdes.
“Este é mais um grande parque verde, como temos outros no nosso concelho, e o seu desenvolvimento acontece ao mesmo tempo que decorrem as intervenções no Parque Urbano da Várzea. São grandes intervenções, milhões de euros de investimento, numa parceria entre a Câmara e as juntas de freguesia”, disse o presidente da Câmara.
O autarca sublinhou que o futuro Parque Verde da Quinta da Amizade, que vai ter quatro áreas distintas, “vai servir as populações de três grandes urbanizações”, a Quinta da Amizade, o Vale Ana Gomes e a Quinta da Serralheira, “bem como das restantes áreas da freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e da freguesia vizinha de São Sebastião”.
André Martins, que esteve acompanhado pela vice-presidente Carla Guerreiro, pela vereadora Rita Martins e pelo presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, acrescentou que o parque vai ser dotado de “um conjunto de equipamentos que servem para o lazer e para a qualidade de vida das populações” de toda a área envolvente.
“É mais um compromisso da Câmara Municipal, no âmbito das parcerias com as juntas de freguesia e sempre com o envolvimento e a participação das populações residentes.
A qualidade de vida no nosso concelho, a sua atratibilidade, é cada vez maior e por isso estamos muito satisfeitos. Vamos continuar a cumprir os compromissos estabelecidos com as nossas populações”, referiu.
O presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra afirmou que a obra do Parque Verde da Quinta da Amizade, que abrange cerca de seis hectares, é “de grande importância” e “já era esperada pelas pessoas há muito tempo”, sendo “um investimento muito grande da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia”, que, “quando estiver tudo concluído, vai superar um milhão de euros”.
Luís Custódio recordou que a vala já foi requalificada e a iluminação pública instalada, estando neste momento a ser feito um novo emissário, porque o que havia no local já tinha 50 anos.
“Estamos a dar cumprimento ao que assumimos com as populações, que era que este parque verde arrancasse com um conjunto de valências”, disse o autarca, recordando que o parque “vai ter quatro partes um pouco distintas”.
Uma vai ser “mais sossegada, com uma praça onde as pessoas podem estar sentadas e com as crianças a brincar ou a andar de bicicleta”, outra vai ter um circuito de manutenção com sete equipamentos de ginástica, outra tem o parque canino, o parque infantil e vai ter um quiosque e depois uma quarta área, a zona desportiva, vai ser dotada de um campo de minibasquetebol e de um campo multiusos com relva sintética.
“Pensamos que até ao final deste mandato, se não ficar totalmente construído, uma grande parte vai ficar mesmo construída. Estamos convictos de que este vai ser um dos grandes parques do nosso concelho”, conclui Luís Custódio.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.