Part�culas são a par do CO2 dos piores poluentes do sector dos transportes Estudo alem�o revela que biodiesel reduz emissões de part�culas para a atmosfera
Um estudo realizado pela empresa alem� Regineering GmbH demonstra que o aumento da percentagem de biodiesel nos motores a gas�leo pode reduzir significativamente as emissões de part�culas para a atmosfera.
Os testes efectuados em motores diesel, semelhantes aos utilizados pela maioria dos ve�culos comercializados pelos fabricantes de autom�veis, demonstram que a redu��o de part�culas pode chegar aos 26% se for utilizada uma solu��o de gas�leo com 30% de biodiesel e até 43% se for utilizada uma solu��o 100% biodiesel. Resultados que comparam com o gas�leo � venda nos postos de combust�vel que inclui 7% de biodiesel.
As conclus�es demonstram ainda que o aumento de biodiesel não faz subir os consumos nem altera as restantes performances dos motores. A explica��o para estes resultados está no equipamento e tecnologia utilizados actualmente pelos fabricantes que facilitam a adapta��o dos motores �s caracterásticas do combust�vel utilizado. As propriedades do biodiesel, nomeadamente as caracterásticas f�sicas e qu�micas são particularmente ben�ficas para os motores.
O estudo demonstra ainda que pequenas altera��es no sistema de injec��o dos actuais motores permite reduzir a emissão de part�culas sem aumentar a liberta��o de �cido n�trico e sem aumentar os consumos.
Para a APPB – Associa��o Portuguesa de Produtores de Biocombust�veis – este estudo vem demonstrar que existem solu��es que podem diminuir as emissões poluentes no sector dos transportes rodovi�rios, factor cr�tico de sucesso para diminuir os efeitos nefastos das altera��es clim�ticas. O biodiesel � Também uma forma de diminuir a cr�nica depend�ncia do petr�leo. No caso portugu�s, � Também uma oportunidade de desenvolvimento econ�mico, permitindo que se aproveitem terras abandonadas para a produ��o de soja e colza, cujos �leos permitem fabricar biodiesel e cujas plantas não concorrem com a alimenta��o humana.
A APPB lembra que até 2020, a União Europeia quer garantir que 20% da energia consumida nos 28 estados-membros seja proveniente de fontes renov�veis. Aumentar a percentagem de biodiesel no gas�leo � um forte contributo para atingir esta meta, sem prejudicar a mobilidade e sem encargos econ�micos para os propriet�rios de ve�culos ou os seus fabricantes. Em Portugal j� existe capacidade instalada para aumentar a incorpora��o de biodiesel no gas�leo caso os decisores pol�ticos assim o permitam.
|
Apontadores relacionados: |
Artigos |
|
S�tios |
|
|
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|