Já está encontrada a peça vencedora da 5ª edição do prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal. Em mais um ano deste Prémio, a distinção foi para “Natureza Doente, Humanos Doentes”, publicada pela revista Visão (leia aqui).
Vânia Maia, autora da peça, entra assim para o histórico de jornalistas galardoados por esta distinção, com um prémio de €5000.
A cerimónia de divulgação do vencedor tomou a forma de um jantar, na passada sexta-feira, dia 01 de outubro, no restaurante Clube de Jornalistas, em Lisboa. O acontecimento serviu para reunir vários jornalistas, recorrentes às temáticas florestal e da sociedade, num ambiente de convívio com registo de descontração e de partilha.
O documentário da RTP Madeira “A origem da Água – 2” (disponível aqui), da autoria de Patrícia Lo-Mascolo recebeu uma menção honrosa.
Esta distinção voltará a ser atribuída em 2023, quando o Prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal regressar para a sua 6ª edição, reconhecendo obras publicadas em 2021 e 2022.
Sobre o Prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal:
O Prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal é uma iniciativa bianual do Centro PINUS, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas., que pretende distinguir o trabalho jornalístico que, pela qualidade e originalidade, contribua para a reflexão pertinente da temática florestal nacional junto da sociedade civil.
Sobre o Centro PINUS:
O Centro PINUS é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais agentes da Fileira do Pinho, incluindo representantes da produção florestal, dos prestadores de serviços, das indústrias, da administração pública, do ensino superior e do setor financeiro.