O INIAV é parceiro de um projeto de cooperação transfronteiriça intitulado, “Rede Agroalimentar Inteligente nas Regiões Semiáridas da Extremadura e do Alentejo”, promovido pelo Programa Europeu “Science Meets Regions”.
No âmbito do referido projeto ir-se-ão realizar Encontros que têm como objetivo promover uma rede de colaboração que garanta uma cadeia agroalimentar integrada e eficaz, de acordo com as metas europeias para a sustentabilidade e para a segurança alimentar.
Os oradores e convidados serão encorajados a partilhar, através de mesas redondas, os desafios e necessidades do setor, assim como os conhecimentos e tecnologias disponíveis, de forma a ser traçado um roteiro que identifique as linhas de atuação futuras.
Desafios e oportunidades da pecuária de precisão
Este workshop terá como objetivo apresentar as principais tecnologias na pecuária de precisão, no sistema de produção extensivo. A recolha massiva de dados sobre animais individuais melhora a tomada de decisão para obter maior eficiência de produção, com grande influência positiva na saúde e bem-estar dos animais. Além disso, isso permite poupar mão-de-obra e ajudar a reduzir o impacto ambiental das explorações.
Houve quatro “revoluções” na criação de gado. A mecanização agrícola começou na década de 1960, a automatização na década de 1980, a informatização na década de 2000 e a digitalização na década de 2020. A Pecuária de Precisão pode ser definida como “a gestão de explorações de criação de gado através da monitorização de animais e instalações em tempo real, de forma contínua e automática, para o controlo da saúde, bem-estar, produção e reprodução dos animais”.
A digitalização da pecuária é cada vez mais necessária devido a várias circunstâncias atuais: por um lado, o despovoamento das áreas rurais, a escassez de mão de obra, o aumento dos custos e a diminuição dos benefícios devido à concorrência internacional dentro de uma economia globalizada. Por outro lado, a degradação do meio ambiente devido ao impacto ecológico da agricultura e pecuária intensiva, a escassez de território, as mudanças climáticas cada vez mais notórias e a escassez presente ou futura de água. A tudo isto junta-se a maior sensibilização dos consumidores e legisladores sobre a biossegurança para a defesa da saúde animal e humana, bem como sobre o bem-estar animal, a redução do consumo de carne, a sustentabilidade das explorações e a qualidade e rastreabilidade dos produtos de origem animal. Nesse contexto complexo, espera-se que haja menos agricultores que terão de cuidar de um número maior de animais, o que exige novas tecnologias relacionadas com a Pecuária de Precisão que auxiliem na criação e na vigilância da saúde, bem-estar e produtividade do gado.
O workshop a organizar será baseado em palestras de especialistas e também na apresentação de soluções existentes a nível comercial, com apresentação de casos de sucesso. No final de cada sessão haverá uma mesa redonda “interativa” com os oradores e outros atores relacionados com o setor pecuário, incluindo várias empresas, associações e órgãos da administração pública. Este tipo de mesa redonda não será o clássico de oradores vs. público, mas sim o típico de uma reunião de trabalho, com todos os participantes situados ao mesmo nível em várias mesas em círculo.
Data: Quarta – feira, dia 25 de maio de 2022
Local: Badajoz