Peritos mundiais em Beja para reunião do projeto OliveOilMedNet

OliveOilMedNetBeja vai receber nos dias 3 e 4 (hoje e amanhã) peritos mundiais de universidades, associações e Câmaras de Comércio originários de 7 países do Mediterrâneo que vão participar na reunião do Comité de Direção do projeto OliveOilMedNet a decorrer no Hotel Vila Galé, a par da reunião do Júri do 14º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. O Júri do Concurso vai apreciar cerca de 100 azeites de uma dezena de países.

O projeto OliveOilMedNet promove a sustentabilidade e a autenticidade no setor do azeite. Ele testa e valida conceitos inovadores e ecologicamente relevantes, através da realização de atividades piloto na perspetiva de estabelecer soluções inovadoras sustentáveis ​​baseadas em novas tecnologias avançadas, aplicáveis ​​a um conjunto mais amplo de usuários e territórios. O projeto OliveOilMedNet fortalece a capacidade das autoridades nacionais/regionais/locais envolvidas na formulação de políticas no setor do azeite, e a capacidade das empresas do setor do azeite de produzir produtos mais competitivos, autênticos e verdes, em colaboração com instituições académicas e variadas organizações setoriais.

A reunião do Comité de Direção do projeto OliveOilMedNet tem lugar no Alentejo, no Hotel Vila Galé Vinyards, nos dias 3 e 4 de abril.

O projeto reúne participantes de 10 entidades, entre Universidades, Associações e Câmaras de Comércio, originárias de 7 países do Mediterrâneo: Portugal, Grécia, Itália, Espanha, Albânia, Chipre e França. Portugal participa neste projeto através da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal.

A reunião do projeto decorre simultaneamente com a reunião do júri do 14º Concurso Internacional do Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, que vai provar cerca de 100 azeites de uma dezena de países. A junção dos dois eventos explora as múltiplas sinergias entre os participantes de ambas as iniciativas e potencia o networking entre as várias entidades e peritos mundiais presentes no Alentejo.

Na mesma ocasião, e com o objetivo de divulgar o projeto e apresentá-lo aos vários stakeholders e partes interessadas relevantes, terão ainda lugar um evento de aprendizagem digital, um Evento de Demonstração e uma visita técnica a modernos lagares e olivais na região do Alentejo, uma das regiões onde o setor do azeite mais se desenvolveu nos últimos anos.

Mais informações aqui

Nota de Imprensa da ACOS

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: