Decorreu, na sede da Associação In Loco, a assembleia de parceiros do Grupo de Ação Local “Algarve Central 2030” com o objetivo de aprovar o Plano de Implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) para o território.
Esta assembleia foi precedida de uma reunião de trabalho no dia 17 para se debaterem as prioridades da EDL face às medidas do PEPAC abrangidas pelo Plano.
Este Plano serve como um instrumento de programação para implementar a estratégia aprovada para o território no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária.
Esta estratégia permitirá que este território aceda a verbas no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) no período 2023-2027, para investimentos diversos, nas seguintes medidas:
- · Pequenos investimentos na bio economia e economia circular
- · Pequenos investimentos na exploração agrícola
- · Investimentos em diversificação, comércio e serviços associados
- · Inovação na comercialização, cadeias curtas e mercados locais
- · Conservação e valorização do património rural, natural, cultural e gastronómico (incluindo Aldeias Inteligentes)
A estratégia resultou de um trabalho que durou 3 anos, durante os quais foram ouvidos diversos atores e a população do território abrangido.
Foca-se em 5 eixos:
- · Governação, Participação e Capital Social
- · Eficiência e transição de modelo de Desenvolvimento
- · Empreendedorismo Sustentável
- · Economia Local
- · Equidade
A parceria pretende um “Algarve Central”, do interior ao litoral, um território integrado capaz de ultrapassar assimetrias e de responder aos desafios das alterações climáticas, da transição energética e digital e do desenvolvimento sustentável.
É constituída por 48 entidades do território, desde os municípios a associações de artesanato, de produtores do sector agroalimentar e pecuário, representantes do sector florestal, do ambiente, da cultura, gastronomia, turismo, área social, ambiente, economia e os empreendedores e agentes económicos.
O Desenvolvimento Local de Base Comunitária é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do PEPAC.
Os grupos alvo do DLBC encontram-se articulados, em comunidades de base rural e agentes económicos, sociais e institucionais intervenientes nos processos de desenvolvimento local e de diversificação e competitividade da economia de base rural (abordagem LEADER).
A Associação In Loco é entidade gestora das parcerias no âmbito do programa LEADER desde o seu projeto piloto, em 1991, sendo uma iniciativa da Comunidade Europeia.
(Fonte: Associação IN LOCO)
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.