aquacer

Plataformas Agrometeorológicas e Outras – IPMA

O IPMA disponibiliza, num conjunto de plataformas, informações relevantes para o setor agroflorestal. A sistematização desta informação surge no âmbito do projeto aQuacer.

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera identificou um conjunto de plataformas que reúne informação útil sobre o setor agroflorestal na sequência de um pedido de várias entidades, nomeadamente, a ANPROMIS, a ANPOC, o COTARROZ e o COTR, promotoras do projeto aQuacer.

Os dados disponibilizados em cada uma das plataformas são extensos e completos, dotando assim os agricultores de informação muitas vezes solicitada.

1. Título da plataforma: site do IPMA

Breve descrição do que consta na plataforma: produtos agrometeorológicos:

  • Evapotranspiração de referência (últimos 7 dias): os valores de ET0 são calculados a partir das variáveis atmosféricas observadas na rede de estações automáticas e interpolados para uma malha regular. Atualizado diariamente cerca das 9:30 UTC. O mapa utiliza os limites das DRAP (Direções Regionais de Agricultura e Pescas).
  • Percentagem de água no solo: O índice de água no solo (AS), produto soil moisture index (SMI) do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF), é disponibilizado para o RUN 00 UTC t+0, ECMWF-HRES, e tem 16 km de resolução. Considera a variação dos valores de percentagem de água no solo (média 0-100 cm profundidade), em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, entre o ponto de emurchecimento permanente (PEP) e a capacidade de campo (CC) e a eficiência de evaporação a aumentar linearmente entre 0% e 100%. A cor laranja escuro quando AS≤PEP; entre o laranja e o azul considera PEP <AS <CC, variando entre 1% e 99%; e azul escuro quando AS > CC. O mapa utiliza os limites das DRAP (Direções Regionais de Agricultura e Pescas).
  • Número de horas de frio: Número de horas de frio (total de horas com temperaturas inferiores a 7.2ºC) acumulado, observado nas estações meteorológicas, desde 01 de outubro (até 30 de abril) para fruteiras em Portugal Continental), atualizado diariamente até às 10h:30 UTC. Na informação disponibilizada é apresentado o número de horas calculado em cada estação meteorológica automática, número de horas de frio estimadas e a percentagem de dados considerados como falhas.
  • Índice do estado vegetação (VHI): Vegetation Health Index (VHI), da NOAA/NESDIS, é um índice composto por um conjunto de sub-índices relacionados com o estado de vegetação. Estes são calculados a partir de produtos de observação de satélite, informação em quase tempo real, de forma regular e com continuidade espacial. O VHI e os sub-índices são utilizados para diversos fins, dos quais se podem destacar a sua aplicabilidade na monitorização do fenómeno da seca e monitorização das condições favoráveis aos fogos florestais.
  • FAPAR – Fração da Radiação Absorvida pela Vegetação Fotossinteticamente Ativa: é um indicador da saúde da vegetação e apresenta uma boa correlação com o índice de área foliar (LAI), principalmente para dosséis saudáveis e totalmente desenvolvidos. Define a fração de Radiação Fotossinteticamente Ativa (400-700 nm) absorvida pelas folhas verdes do dossel florestal e, portanto, traduz a capacidade vegetação verde de absorver energia. A FAPAR depende da estrutura do dossel e das folhas, bem como das propriedades óticas do solo e das condições de irradiância.

Série de dados disponíveis para o público: NÃO (apenas visualização, no entanto na ET0 é possível observar o valor médio no concelho através do mapa)

Período temporal: ET0 e Horas de frio, série de dados desde 2000; SMI desde 2016 ; VHI desde 2012; FAPAR desde 2017

Link para a plataforma: https://www.ipma.pt/pt/agrometeorologia/et/

2. Título da plataforma: site do IPMA

Breve descrição do que consta na plataforma: Séries históricas climáticas

No âmbito da política governamental de dados abertos, o IPMA disponibiliza nesta área o acesso às series longas de dados das estações meteorológicas. Os conjuntos de dados disponibilizados, mensal e anual, são relativos aos parâmetros temperatura do ar, mínima, média e máxima e precipitação total, são resultado de uma colaboração do IPMA com o IDL (instituições com responsabilidades nas observações meteorológicas no continente, ilhas e antigas colónias a partir de 1855).

Série de dados disponíveis para o público: SIM (pode ser descarregado a imagem gráfica (em png) ou os dados em csv, conforme indicado na figura acima).

Período temporal: varia dependendo do início da estação, a série mais antiga tem dados desde 1862 e a mais recente desde 1966. Dados disponíveis até ao ano 2018, irá brevemente ser atualizado até 2021.

Link para a plataforma: https://www.ipma.pt/pt/oclima/series.longas/?loc=Set%C3%BAbal&type=raw

3. Título da plataforma: sitedo IPMA

Breve descrição do que consta na plataforma: Normais climatológicas

Nesta área é disponibilizada informação referente às normais climatológicas de 21 estações integradas na rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P., para o período 1971-2000 e para 1981-2010, designadamente valores mensais e anuais dos principais elementos climáticos, na forma gráfica e numérica. São igualmente apresentados os valores médios da temperatura máxima e mínima do ar e os totais de precipitação, assim como os respetivos valores extremos.

Série de dados disponíveis para o público: SIM (são disponibilizadas as fichas climatológicas em ‘pdf’, e podem também ser descarregados, no formato ‘csv’ através das imagens gráficas os valores médios dos 30 anos da temperatura e precipitação.

Período temporal: 1971-2000 e 1981-2010

Link para a plataforma: https://www.ipma.pt/pt/oclima/normais.clima/

4. Título da plataforma: API serviço online

Breve descrição do que consta na plataforma: A API disponibiliza, entre outros dados, dados de previsão associadas a locais (cidades) e localização dos eventos sísmicos, no formato JSON. Os dados de previsão são obtidos automaticamente através de processamento estatístico das previsões de dois modelos numéricos (ECMWF e AROME), sendo atualizados duas vezes por dia, nomeadamente às 00UTC (disponibilizada em regra a partir das 10:00) e das 12UTC (disponibilizada em regra a partir das 20:00).

Série de dados disponíveis para o público: SIM

Período temporal: depende da informação/parâmetro. A informação do período temporal é indicada na descrição associada ao respetivo parâmetro.

Link para a plataforma: https://api.ipma.pt/#services

5. Título da plataforma: MF2 – Perigosidade Meteorológica de Fogos Rurais

Breve descrição do que consta na plataforma: foi desenvolvido no âmbito da iniciativa “dataservices” alicerçada no objetivo estratégico de modernização das ferramentas de exploração de dados para apoio à tomada de decisão.

A plataforma web desenvolvida, tem por objetivo servir de interface aos utilizadores no acesso aos dados, resultantes do processamento numérico dos modelos atmosféricos e de deteção remota.

Série de dados disponíveis para o público: SIM (A forma de acesso aos dados é disponibilizada através de um sistema informático de visualização e descarregamento de dados georreferenciados).

Período temporal: dados diários observados (temperatura, precipitação, vento, humidade, e pressão atmosférica) e dados de previsão até 48h.

Link para a plataforma: http://mf2.ipma.pt/continent

6. Título da plataforma: Multisites – apoio ao Sistema Nacional de Proteção Civil

Breve descrição do que consta na plataforma: O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P., no âmbito das suas responsabilidades no Sistema Nacional de Proteção Civil desenvolveu e gere este sítio com o objetivo de melhorar o acesso do Sistema de Proteção Civil à informação meteorológica, climatológica e geofísica.

Esta plataforma de internet disponibiliza informações e dados para uso EXCLUSIVO do SNPC e têm por base os acordos pré-estabelecidos entre as diversas entidades que participam no SNPC.

Série de dados disponíveis para o público: NÃO. Plataforma de visualização. Dispões de cartas de previsão a longo prazo.

Link para a plataforma: http://multisites.ipma.pt/anpc/copernicus/

Recorde-se que o projeto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais visa promover o uso eficiente da água nas culturas dos cereais através da organização de dez ações de demonstração específicas para cada tipo de cultura e adaptadas às regiões onde predomina o seu cultivo e integra a ANPROMIS, a ANPOC, o COTARROZ, o COTR e o IPMA.


por

Etiquetas: