Porbatata: Fruit Logistica 2023

Realizada de 8 a 10 de fevereiro em Berlim, a Fruit Logistica, uma das maiores feiras internacionais do setor de frutas e legumes, reuniu vários representantes de todo o mundo.

A Porbatata representou toda a fileira da batata de Portugal, no stand da Portugal Fresh, ao lado de outras associações de fileira, como a APK, a PortugalNuts, a FNOP e a AlgarOrange.

Falámos com Berta Redondo, Secretária-Geral, e Romans Vorss, Diretor de Assuntos Técnicos, da Europatat, sobre o futuro e temas importantes para o desenvolvimento do sector, bem como sobre o apoio de informação que a Porbatata pode oferecer à fileira através das partilhas e pedidos de informação da Europatat.

Os stands de Portugal envolviam muito optimismo e boa disposição de todos os representantes.

O espírito optimista foi mais que justificado, no dia 9, pela Portugal Fresh, que anunciou o valor mais elevado de sempre em exportações portuguesas de frutas, legumes e flores em 2022: 2040 milhões de euros. Um resultado que representa um aumento de 15,6% face a 2021. O volume de vendas internacionais também cresceu em 2022, e Espanha continua a ser o maior importador para Portugal, seguindo-se França, Holanda, Alemanha, Reino Unido e Bélgica, como os principais destinos da produção nacional.
A batata não consta do Top 5 dos principais produtos mais exportados, mas é importante refletir que este é um marco histórico e que as empresas do sector podem ter optimismo para investimentos e implementação de novas estratégias de mercado que possam alavancar o sector.

Conhecemos também algumas soluções tecnológicas, que podem ajudar o sector tornar-se mais competitivo e sustentável no futuro desenvolvimento. Destacamos a HarvestEye, uma tecnologia que vê as colheitas de tubérculos à medida que são colhidas no campo, e inventaria produto por tamanho e variedade, sendo que a empresa pretende entrar no mercado português em breve; a GoudenKorrel, empresa polaca, de fertilizantes ecológicos, que procura campos de ensaio para se implementar no mercado português, com o produto Belenus, por forma a testar a aplicação em diferentes solos; e a EIMA, com várias soluções para a industria de batata processada (chips, french fries, flocos, snacks e batata pelada) que procura empresas portuguesas que possa ajudar no avanço tecnológico da batata de indústria.

A visita da Porbatata foi muito importante do ponto de vista institucional e comercial, pelo que contatos foram assim fortalecidos e os interesses da fileira defendidos, para que possamos todos colher um futuro melhor.

Fonte: Porbatata


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