Portugal apresenta nova campanha europeia de Vinhos Ibéricos

A ViniPortugal, Organização Interprofissional do Vinho de Portugal, em parceria com a congénere espanhola, OIVE, apresentou, esta terça-feira, 20 de setembro, a nova campanha europeia de Vinhos de Espanha e Portugal, na Sala de Provas dos Vinhos de Portugal, em Lisboa.

Com o apoio da União Europeia, a ViniPortugal e a OIVE lançaram uma nova campanha promocional inédita na história do vinho ibérico. Com o mote “Feel The European Quality With Wines From Spain and Portugal”, esta é uma das muitas ações previstas no programa conjunto das entidades, que terá a duração de três anos e que procura mostrar a qualidade e a tradição vitivinícola dos dois países.

O evento contou com a presença do Presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, e da Diretora-Geral da OIVE, Susana García Dolla, bem como de outros representantes institucionais e associações que apoiam o desenvolvimento do sector vitivinícola.

Durante o seu discurso, Frederico Falcão salientou: “Esta é uma campanha promocional europeia que também pretende abranger os turistas que visitam Portugal e Espanha, com o objetivo de lhes fornecer informações sobre os vinhos de qualidade disponíveis nos dois países. Por outras palavras, queremos sensibilizar os turistas internacionais sobre vinhos portugueses e espanhóis, sua história, cultura, harmonizações… e assim encorajá-los a consumir de forma responsável”.

A campanha decorrerá em Espanha e Portugal até 2024 e tem um investimento de mais de 2 milhões de euros para todo o período. Esta será também dirigida aos profissionais do vinho (importadores e sommeliers), aos meios de comunicação, aos líderes de opinião e aos turistas europeus que visitam qualquer um dos dois países ao longo dos três anos.

Uma paixão partilhada

Se existe uma área que se pode orgulhar da qualidade, autenticidade, história e tradição dos seus vinhos, é a Península Ibérica. E não apenas porque Espanha e Portugal têm muita tradição no mundo dos vinhos, mas também porque partilham algum em comum: uma paixão pelo vinho.

O que realmente faz destacar os vinhos ibéricos é a paixão com que são feitos. Um sentimento partilhado que implica a criação sob a mais alta qualidade, através da qual é possível viajar até ao local de onde provêm. Porque quando se prova um vinho de Espanha ou Portugal sente-se a terra, o trabalho e, sobretudo, a longa tradição por detrás de cada um deles. Também se é transportado para o clima em que as vinhas crescem, sentindo cada rio, vale, montanha… Porque cada vinho é uma viagem à qualidade, à história e a um mundo de sabores e características que não existem em nenhum outro lugar do planeta.

Além disso, o sector desempenha um papel fundamental na sustentabilidade económica, social e ambiental de muitas aldeias em Espanha e Portugal, gerando milhares de empregos diretos e indiretos que vão muito para além das vinhas e adegas, prevenindo e combatendo o despovoamento rural. Na realidade, o seu impacto positivo não se limita apenas aos países produtores, mas contribui também para impulsionar a economia europeia através de atividades como o transporte, logística, marketing e vendas.

O sector do vinho na Península Ibérica

Espanha:

Espanha é um dos países com a maior variedade e qualidade de vinhos do mundo, e isto devido à sua grande variedade de castas e terroirs, que tornam os vinhos únicos, sendo ainda um exportador de vinho com uma produção significativa.

  • 950.000 ha de vinha (1º no mundo)
  • 101 Denominação de Origem Protegida (DOP)
  • 42 Indicação Geográfica Protegida (IGP)
  • Produção: 39,9 M hL em 2021 (- 13,2% de ano para ano)
  • Exportações: 23,6 M hL. em 2021 (+ 14,4% de ano a ano) (1ª no mundo)
  • Valor de exportação: 2,858 milhões de euros em 2021 (+ 10,9% numa base anual)

Os principais importadores de vinho espanhol são Alemanha (12%), seguida pelo Reino Unido (11,9%), Estados Unidos (11,5%), França (7,3%) e Suíça (4,5%).

Portugal:

Portugal é o décimo maior produtor de vinho do mundo e o país da União Europeia com a maior diversidade de castas por quilómetro quadrado, com mais de 250 castas autóctones.

O desempenho estrangeiro dos vinhos portugueses tem sido significativo ao longo da última década, com uma taxa média de crescimento que tem ultrapassado os 3% ao ano. Assim, este produto já representa mais de 2% do total das exportações portuguesas, estando perto de atingir a marca dos mil milhões de euros.

  • 192 mil ha de vinha (9º no Mundo)
  • 31 Denominação de Origem Protegida
  • 14 Indicação Geográfica Protegida
  • Produção: 7,3 Milhões hL em 2021
  • Exportações: 3,3 M hL em 2021
  • Valor de exportação: 925 milhões de euros em 2021

Os principais importadores de vinho português são França (12,4%), seguindo-se Estados Unidos (11,2%), Reino Unido (10,5%), Brasil (7,9%) e Alemanha (5,8%).

Sobre a Organização Interprofissional do Vinho Espanhol (OIVE)

OIVE é uma organização privada sem fins lucrativos criada em 2014 pelas entidades que reúnem seis organizações nacionais representativas de toda a cadeia de valor do vinho em Espanha, desde a produção de uva até à transformação e comercialização do vinho, com o objetivo de servir como instrumento para a melhoria do sector. Os seus principais objetivos são:  Defender os interesses do sector vitivinícola, desde a produção e transformação até ao comércio; Adaptar a produção às exigências do mercado e dos consumidores; Melhorar a cadeia de valor do vinho através da união dos atores do sector; Aumentar o valor acrescentado do vinho, realçando a qualidade do produto.

Sobre a Organização Interprofissional do Vinho Português (ViniPortugal)

Fundada em 1996 como associação privada sem fins lucrativos, a ViniPortugal é a Associação Interprofissional do Sector Vitivinícola Português, reconhecida pelo Ministério da Agricultura, e a entidade gestora da marca Wines of Portugal. Reúne as principais associações e organizações profissionais representativas de todo o sector vitivinícola.  Através da ViniPortugal, a marca Wines of Portugal está constantemente presente em 4 continentes e 21 mercados estratégicos, onde realiza anualmente mais de 100 atividades de promoção dos vinhos portugueses, com a participação de mais de 370 produtores nacionais. A sua missão é promover a imagem de Portugal como produtor de excelentes vinhos, valorizando a marca Wines of Portugal através da sua diversidade e encorajando o crescimento sustentado no volume e preço médio dos seus vinhos.


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