Portugal está contra a proposta de alertas de saúde nos rótulos dos vinhos

Bruxelas autorizou a Irlanda a acrescentar avisos sobre os riscos para a saúde nas garrafas de todas as bebidas alcoólicas. Comissão Europeia estuda alargar a medida.

Portugal é um dos nove países produtores de vinho da União Europeia a contestarem uma decisão da Comissão Europeia que autorizou a Irlanda a incluir nos rótulos de todas as bebidas alcoólicas alertas similares aos impressos nos maços de tabaco sobre os perigos para a saúde do consumo de álcool, nomeadamente doenças hepáticas e cancros.

“Portugal já tomou uma posição pública, sendo contra aquilo que a Irlanda está a propor. Não faz sentido fazer esse nível de especulação através da rotulagem”, afirmou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que esta segunda-feira conversou informalmente sobre o assunto com os seus homólogos de Itália, França, Espanha e Grécia, à margem da reunião do Conselho de Agricultura da União Europeia, em Bruxelas.

A medida irlandesa faz parte de um conjunto de obrigações previstas na legislação de saúde pública para a redução do consumo de álcool […]

Continue a ler este artigo em Público.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: