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– 10-07-2014 |
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Portugal, um "país produtor de excelência"A PortugalFoods promoveu, em Junho, a primeira edição do PortugalFoods@ME, uma iniciativa de promoção e internacionalização de Portugal, nas suas vertentes empresarial e de investigação científica e tecnológica agroalimentares, que teve lugar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. De acordo com a associação responsável pela inovação e internacionalização das empresas do sector agroalimentar português e as insígnias participantes, o balanço da acção PortugalFoods@ME é muito positivo. O interesse deste mercado relativamente a produtos dirigidos à saúde e bem-estar, mas que conservam a sua autenticidade, é muito vincado e evidente, esclarece Ondina Afonso, directora executiva da PortugalFoods. Os visitantes mostraram-se muito surpreendidos e agradados com a oferta de Portugal e também com o potencial tecnológico do país. No final, Portugal foi percepcionado como um país produtor de excelência, nos produtos e no conhecimento, acrescenta. Cerealis, Chocolame, Conserveira do Sul, Derovo, Heldani Foods, Imperial, Maxiprimus, Pure/Primor, Senras Diary e Sunlover foram as empresas portuguesas participantes. Paula Martins, responsável de exportação da Chocolame, empresa de sobremesas e produtos de confeitaria, sublinha que o contacto in loco com diversos agentes de mercado e a visita a algumas lojas das cadeias de retalho da região permitiu confirmar o posicionamento do produto. A linha Bolos de Chocolate e Biscoito Chocolame, uma gama inovadora elaborada com ingredientes naturais e cujo processo de fabrico segue as normas de segurança alimentar IFS (International Food Standard) foi, segundo a representante da marca, a mais apreciada da Chocolame entre os visitantes da PortugalFoods@ME: Tivemos a oportunidade de constatar que o mercado do Médio Oriente, designadamente a região dos Emirados Árabes Unidos, procura produtos importados de excelente qualidade. E Portugal tem produtos excelentes. É, por isso, extremamente motivador alimentar esta descoberta e registar a surpresa e o reconhecimento, muito positivo, destes mercados. A Chocolame aposta na presença em mercados internacionais Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Angola, Suíça e Rússia há cerca de dois anos. Em relação ao Médio Oriente, e concretamente aos mercados dos Emirados Árabes Unidos, Israel e Turquia, a empresa assegura estar ainda em fase de contactos e prospecção. A profissional reconhece, contudo, que a participação nestas acções de promoção é de extrema importância para a construção da notoriedade, divulgação da qualidade e apresentação do caráter inovador dos produtos portugueses Também Jorge Leitão, director geral da Maxiprimus, refere que o mercado do Médio Oriente ainda não tem peso no volume de negócios da empresa. Todavia, estima que, num futuro a curto e médio prazo, este mercado possa vir a representar 10% das vendas anuais. A consolidação da presença da Maxiprimus na SIAL Middle East Abu Dhabi, em Novembro de 2013, e a sua participação na acção PortugalFoods@ME permitiu à empresa confirmar que as suas sobremesas ultracongeladas e de 5.ª gama têm o seu espaço nesta zona do globo, assegura o director geral da Maxiprimus. Os preços competitivos, a apetência do sector para um tipo de oferta de qualidade superior e os prazos de validade alargados são, segundo o responsável, alguns dos factores que poderão ajudar a explicar o sucesso da marca no Médio Oriente. Quanto aos produtos da Maxiprimus que mais impressionaram os visitantes, Jorge Leitão destaca a linha fondant, com os seus Petit Gâteau de Chocolate, Black & White e Caramelo, a par dos Pastéis de Nata e do novo Toucinho do céu. No total, foram estabelecidos, no âmbito do PortugalFoods@ME, cerca de 40 contactos entre as empresas e universidades presentes e diversos importadores e distribuidores do Médio Oriente, que resultaram nos primeiros passos para a concretização de negócios e parcerias. Foram ainda efetuados contactos com a ADFCA (Abu Dhabi Food Control Authority), organismo influente no registo e na aprovação de novos produtos para importação nos Emirados Árabes Unidos, e com decisores da sociedade económica, na área alimentar. Sabemos hoje que, no contexto cultural dos Emirados Árabes Unidos, é relevante a continuidade e consistência da nossa presença local, assim como a repetição dos contactos estabelecidos para obter a adesão e participação deste mercado em acções de divulgação e promoção de Portugal e para credibilizar a marca-país, afirma Isabel Oliveira, responsável pela área de internacionalização da PortugalFoods. Ao nível do saber e do conhecimento, a equipa da PortugalFoods teve oportunidade de visitar e reunir com investigadores de duas entidades do ensino superior emirati. Foram efectuadas abordagens evidenciando o potencial tecnológico nacional das universidades portuguesas, com o objectivo de despertar o interesse deste mercado relativamente a possíveis parcerias, focadas na Inovação e no Desenvolvimento Tecnológico, com Portugal, destaca Ondina Afonso. Também Isabel Braga da Cruz, responsável pela área de conhecimento da PortugalFoods, refere que Portugal fez xeque-mate ao apresentar produtos alimentares das empresas portuguesas e associadas da PortugalFoods, que resultaram de parcerias conjuntas entre as empresas e as universidades portuguesas. Recorde-se que a PortugalFoods esteve presente nas duas últimas edições do SIAL Middle East e encontra-se já a preparar a presença colectiva para a edição de 2014, que tem lugar em Novembro. A acção PortugalFoods@ME reuniu dez empresas do sector agroalimentar nacional e recebeu a visita de grandes importadores e distribuidores do Médio Oriente, autoridades oficiais e reguladoras e representantes das entidades do sistema científico local. Também a Comunicação Social e diversos opinion makers da região marcaram presença na iniciativa.
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