|
|
|
|
– 16-04-2013 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Portugueses gastam mais em supermercado para cozinhar em casa e levar para emprego
Em 2012, os portugueses gastaram em média cerca de 1.835 euros em compras em hipermercados/supermercados, dos quais 80% foram para comprar produtos alimentares. são dados que constam no estudo sobre os "H�bitos Alimentares dos Portugueses" em período de crise elaborado pela consultora Kantar Worldpanel. De acordo com a Kantar WorldPanel, este dado evidencia que os portugueses estáo a comprar produtos para cozinhar em casa. O gato anual ronda os 1835 euros mais 135 euros se comparado com 2010, refere o estudo sobre os "H�bitos Alimentares dos Portugueses" em período de crise. Uma sondagem realizada pela Kantar Wordpanel em Novembro do ano passado apontou que 40% dos lares portugueses cozinham em casa para levar para o emprego, enquanto em 2009 o peso era de 27%. Dados do primeiro trimestre deste ano demonstram que o consumo de bebidas e de produtos l�cteos recuaram 22% e 20%, respectivamente, face a igual período de 2012. Em sentido inverso, o consumo de frescos (inclui carne, peixe, frutas, legumes, charcutaria, queijo) foi o que registou o maior aumento, com uma subida de 32%, seguido dos b�sicos (ovos, cereais, p�o e bebidas quentes), com 5%, e do prazer (gelados, chocolate e bolachas), que foi o terceiro segmento a crescer, com uma subida de 2%. Em quarto lugar ficou o segmento culin�rio (margarina, manteiga, ervas, natas, leite condensado, fermento em p� e sobremesa em p�), que subiu 1,4% no primeiro trimestre, com a comida preparada (congelados e carne preparada) a registar um crescimento de 0,8% e a ocupar o pen�ltimo lugar. O consumo de ‘snacks’ (batatas, snacks, bolos e pastelaria) subiu 0,8% nos primeiros tr�s meses do ano. Entre 2011 e 2013, o consumo de carne e peixe aumentou sete quilos, com o consumo ‘per capita’ a atingir os 39 quilos anuais. Este aumento do consumo revela que os portugueses estáo a fazer mais refei��es em casa devido � redu��o dos rendimentos. O estudo da Kantar Worldpanel aponta que apesar dos portugueses estarem a consumir mais em casa e comprarem mais frescos, registou-se uma quebra do consumo de fruta e legumes. Nos �ltimos dois anos, o consumo de frutas e legumes por pessoa recuou dois quilos, uma vez que estes são produtos mais caros e h� conten��o das despesas devido � diminui��o do rendimento disponível. das fam�lias. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |