insectos alimentação sustentável

Portugueses vão testar ingestão de insetos para promover alimentação sustentável

Projeto europeu usa produtos inovadores com insetos comestíveis e leguminosas para promover mudança de hábitos alimentares. A intervenção ‘Change Eat!’ envolve 14 países e, no caso de Portugal, vai decorrer no último trimestre do ano.

Em Portugal, 56 casais, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, vão participar na iniciativa europeia, ‘Change Eat!’, que pretende promover uma mudança de hábitos alimentares para soluções mais sustentáveis. Os portugueses selecionados para esta intervenção e estudo vão ingerir produtos inovadores feitos à base de insetos comestíveis e leguminosas, entre os dias 6 de outubro e 19 de dezembro de 2022.

A iniciativa faz parte do projeto europeu SUSINCHAIN – SUStainable INsect CHAIN, que envolve um consórcio de investigação com 35 parceiros em 14 países. Em Portugal, esta iniciativa é liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Unidade de Investigação Empresarial e Económica da CATÓLICA-LISBON (CUBE) e o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), Laboratório Associado da Escola Superior de Biotecnologia.

Para além da experiência de confeção e consumo de novos produtos alimentares em casa durante seis semanas, o estudo inclui algumas atividades online e atividades presenciais pontuais, a ter lugar no campus da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

“A evidência científica resultante de intervenções realizadas noutros países mostra que […]

Continue a ler este artigo em Jornal de Negócios.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: