farm land

Pós-Colheita: uma extensão do campo

A pós-colheita resume-se ao conjunto de técnicas aplicadas para a conservação e armazenamento de produtos agrícolas, após a sua colheita. Para compreender mais sobre as práticas em Portugal e os desafios que este setor enfrenta, falámos com quatro entidades, de diferentes regiões do país e de diferentes culturas: a Cooperfrutas, a Cerfundão, a Cacial e a Gemüsering.

A Cooperfrutas (Cooperativa de Produtores de Fruta e Produtos Hortícolas de Alcobaça CRL) trabalha com pera rocha, maçã, ameixa e pêssego. A Cooperativa produz, conserva, embala e comercializa as frutas produzidas nas suas explorações. Entre 70 a 80% da sua produção é exportada. A Cacial (Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve CRL), uma das maiores cooperativas de produtores da região, foi fundada em 1964, para dar resposta à necessidade dos produtores agrícolas da região em criar uma estrutura que pudesse comercializar as laranjas do Algarve. Atualmente exportam 30% da sua produção. A Gemüsering, em Odemira, produz, conserva e comercializa batata-doce e outros tubérculos. No ano passado, exportou 80% da sua produção e os restantes 20% vendeu a operadores locais. A Cerfundão, produz Cereja do Fundão IGP e Pêssego da Cova da Beira IGP, no concelho do Fundão e na restante região da Cova da Beira. Esta região é responsável por 50% do volume de produção de fruta de caroço nacional (principalmente cereja e pêssego). As suas exportações apresentam uma percentagem reduzida, cerca de 10%, que se concentram no centro da Europa, onde estão presentes emigrantes que se identificam com a cereja e pêssego produzidos em Portugal. O nosso país é um forte importador, quer de cereja, quer de pêssego. A produção nacional não chega a 50% das necessidades de consumo.

A PÓS-COLHEITA

As tecnologias pós-colheita são fundamentais a preservação da qualidade da fruta, desde o momento da colheita, até à chegada a casa do consumidor final.

Batata-doce (Gemüsering)

A […]

Continue a ler este artigo no Agrotec.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: