PR 30 mil luminárias LED aceleram a transição energética em 70 escolas

LED@ESCOLAS encerra programa com webinar a 21 de janeiro dedicado a resultados e boas práticas

Cerca de 30 mil luminárias fluorescentes T8 foram substituídas por tecnologia LED em 70 escolas de ensino profissional de Portugal continental e ilhas, no âmbito do programa LED@ESCOLAS, promovido pela ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais e pela AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo. Iniciado a 4 de agosto de 2022, o projeto representa uma das maiores intervenções de modernização de iluminação em escolas profissionais no país, contribuindo de forma significativa para a redução do consumo de eletricidade e para a sustentabilidade ambiental.

O programa tem como objetivos centrais melhorar a eficiência energética nas escolas e sensibilizar a comunidade escolar para práticas mais sustentáveis. A substituição das luminárias antigas por tecnologia LED permitiu reabilitar ailuminação das instalações, melhorar a qualidade do serviço para alunos, docentes e não docentes e reduzir significativamente as emissões de CO₂ associadas à iluminação. O caráter multiplicador da iniciativa pretende servirde exemplo para outras escolas e setores, promovendo a transição energética em Portugal.

O encerramento do projeto será assinalado com um webinar de balanço final, que terá lugar no dia 21 de janeiro, entre as 14h30 e as 16h30. Durante a sessão serão apresentados os principais resultados do programa, os aspetospráticos da melhoria da iluminação, a experiência das escolas participantes, seguido de debate aberto com os participantes. As inscrições e informações adicionais estão disponíveis aqui

O LED@ESCOLAS, financiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica e gerido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), demonstra como políticas estruturadas de eficiência energética podem gerar poupança, inovação e impacto ambiental positivo. O programa envolve ativamente a comunidade escolar, contribui para as metas do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 e afirma-se como uma referência para outras iniciativas de sustentabilidade no país.

PROGRAMA:

14h30 – 14h35 Abertura 
Amadeu Dinis, ANESPO, Entidade Promotora 

14h35 – 14h40 Apresentação Inicial do Projeto
Luís Costa, ANESPO, Entidade Promotora 

14h40 – 15h00 Aspetos Práticos da Melhoria da Iluminação 
Ricardo Guilherme, Neves & Ferrão LDA 

15h00 – 15h20 A Experiência das Escolas Participantes 
Rui Miguel Costa, Colégio do Ave 
António Évora, Escola Profissional de Ourém

15h20 – 15h40 Concurso de Ideias para a Imagem Corporativa do Projeto 
José Bravo Bourbon, Consultor de Comunicação 

15h40 – 16h00 Resultados Finais do Projeto 
Carlos Laia, CEETA-ECO, Entidade Consultora do Led@Escolas 

16h00 – 16h30 Debate
Espaço para questões e partilha de ideias e opiniões por parte da audiência presente no webinar

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: