A produção vitivinícola é uma das atividades agrícolas mais importantes em termos económicos e sociais e tem vindo a alcançar um desenvolvimento significativo em Portugal e, em particular, no Alentejo. Entre os principais desafios com que o setor do vinho se depara atualmente encontram-se os impactos das alterações climáticas e as dinâmicas de criação de valor. Neste âmbito, este estudo pretende caraterizar as práticas de sustentabilidade na cadeia de valor do vinho do Alentejo. Adotou-se uma abordagem integrada ao sector, desde a viticultura até à distribuição, explorando a existência de diferenças significativas entre os vários tipos de produtores, procurando, desta forma, contribuir para o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. O estudo baseou-se em análise documental e na realização de entrevistas estruturadas a uma amostra de produtores de vinho da Comissão Vitivinícola da Região Alentejo. Os resultados obtidos permitem concluir que, entre as empresas participantes no estudo, a sua dimensão é um fator significativo na adoção de estratégias e comportamentos sustentáveis, em alguns domínios da cadeia de valor. O segmento de preços de vinho, os canais de distribuição e os mercados de exportação, foram os fatores onde se verificaram diferenças mais relevantes entre os grandes e pequenos produtores. Também se verifica que existe relação entre a dimensão da empresa e a adesão ao Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo
Práticas sustentáveis no sector vitivinícola do Alentejo – Carlos Moura
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