Nos dias 4 e 5 de dezembro de 2022 ocorreram inundações repentinas em diversas áreas urbanas do Algarve em resultado de precipitação forte na região. O primeiro período de precipitação forte ocorreu ao final da tarde de domingo, 4 de dezembro, entre as 17 e 20 horas locais. Um segundo período de precipitação forte ocorreu na madrugada e manhã de 2ªfeira, 5 de dezembro, entre as 4 e 16 horas locais.
O IPMA emitiu incrementalmente avisos de nível amarelo e laranja entre a madrugada de dia 4 de dezembro e o início de dia 5, que corresponderam ao acompanhamento da influência de uma depressão centrada sobre o arquipélago da Madeira, em deslocamento até à região sudoeste da Península Ibérica, e das linhas de instabilidade a ela associadas. Este acompanhamento foi efetuado quer em regime de previsão antes do início do evento quer em regime de vigilância meteorológica após o seu início, resultando do seguimento das atualizações sucessivas de resultados de modelos numéricos de previsão do tempo em articulação com dados de observação.
Face ao nível do impacto nas regiões urbanas neste episódio é ainda de mencionar que os valores máximos de precipitação se aproximam dos registados aquando das inundações na região de Albufeira no dia 28 de setembro de 2008, da ordem de 110 mm em 24 horas, mas encontram-se abaixo dos valores das inundações na mesma região em 1 de novembro de 2015, da ordem de 140 mm em 24 horas.
Fonte: IPMA