O presidente da Câmara Municipal de Aveiro e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Ribau Esteves (PSD), considera ser urgente a criação de uma central de biomassa na região.
A posição, hoje divulgada, foi assumida durante uma visita partidária ao complexo fabril da Navigator, em Cacia, Aveiro.
Ribau Esteves sublinhou “a urgência do processo, que está parado na DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia), para a atribuição da licença”.
“A CIRA tem todas as condições para a colocar em funcionamento, otimizando as condições existentes, com total sustentabilidade técnica e financeira”, garantiu.
Para o autarca, “a central será uma ferramenta muito importante para gerir bem a floresta, dando bom destino à biomassa produzida para a produção de energia, retirando-a do mapa dos incêndios que todos os anos assolam a região”.
A comissão política distrital do PSD e os deputados eleitos pelo círculo de Aveiro visitaram o complexo industrial de Cacia da The Navigator Company, que está a comemorar 70 anos.
A representação partidária destacou a importância da empresa para a região, “pelo seu papel na gestão e conservação das florestas e da natureza e pela atividade económica que gera” e “a necessidade de uma boa gestão da grande área florestal da região de Aveiro”.
“Quando falamos da gestão da floresta, falamos de uma área fundamental para criar valor económico, social e de boa gestão e planeamento do território, marca indelevelmente negativa da governação socialista nos últimos sete anos, nomeadamente aqui em Aveiro, onde a floresta tem sido fustigada ano após ano, com consequências devastadoras para a nossa comunidade”, disse, por seu turno, Emídio Sousa, presidente da distrital do PSD, no balanço da visita que contou com a presença de deputados eleitos pelo círculo de Aveiro, do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, do presidente da Junta de Freguesia de Cacia, Nelson Santos, e do presidente da Secção de Aveiro do PSD, Simão Santana.