Primeira passagem no Porto de Lisboa do Explora II, navio de luxo premiado com distinções ambientais

Porto de Lisboa acolheu este fim de semana, pela primeira vez, o Explora II, o mais recente navio da nova marca de luxo Explora Journeys, do MSC Group. Esta escala integra uma viagem do Explora II, que tem Barcelona como porto de base e escalas em Málaga, Gibraltar, Tânger e Ibiza, além de Lisboa, que assim reforça a sua posição como porto de destino em destaque no setor dos cruzeiros de luxo.

Explora II, que foi recentemente batizado em Civitavecchia pela ambientalista marinha Rosalba Giugni, traz consigo um forte compromisso com a sustentabilidade. O Navio, construído nos estaleiros Fincantieri, em Itália, recebeu diversas distinções ambientais, como a notação “Green Plus” da RINA, que reconhece a sua elevada performance ecológica. Além disso, foi distinguido com a classificação “Dolphin” por minimizar o impacto do ruído em ecossistemas marinhos sensíveis, e ainda com a notação “Comfort Noise and Vibration”, que garante uma experiência de viagem tranquila, com baixos níveis de ruído e vibração.

Carlos Correia, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), destacou a importância desta estreia: «É com grande orgulho que recebemos uma companhia de cruzeiros como a Explora Journeys, que partilha com o Porto de Lisboa os mesmos valores de sustentabilidade e compromisso com a transição energética. Juntos, trabalhamos para reduzir a pegada de carbono e mitigar os impactos da atividade de cruzeiros, alinhando-nos com os mais altos padrões ambientais desta indústria que tanto contribui, no plano social e económico, para benefício das regiões onde opera».

Além de suas inovações ecológicas, o Explora II destaca-se pelo seu luxo e conforto. Com 248 metros de comprimento, o navio oferece 461 suítes, todas com varandas privativas e vistas para o mar, e uma média de 42 metros quadrados por cabine. Com capacidade para 922 passageiros e 640 tripulantes, o navio oferece um rácio de um tripulante para cada 1,25 passageiros, assegurando um serviço de excelência. Os hóspedes podem desfrutar de seis restaurantes exclusivos, 12 bares e lounges, várias piscinas e extensas áreas dedicadas ao bem-estar.

A primeira passagem por Lisboa do Explora II, com 56 metros de altura acima da linha de água e 63.900 toneladas, foi assinalada com a entrega da tradicional placa comemorativa à comandante do navio, Serena Melani, numa cerimónia organizada pelo Porto de Lisboa, com escolta especial dos rebocadores da Portugs.

Este evento reforça o posicionamento de Lisboa como um dos principais portos de escala para cruzeiros de luxo, ao mesmo tempo que celebra os avanços na sustentabilidade marítima, um compromisso que é partilhado tanto pela Explora Journeys como pelo Porto de Lisboa.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: