DGAV

Primeira Reunião do Conselho da Organização Mundial de Saúde Animal presidida pela Diretora-Geral da DGAV

Primeira Reunião do Conselho da Organização Mundial de Saúde Animal presidida pela Diretora-Geral da DGAV

No ano em que se comemora o centenário da OMSA – Organização Mundial de Saúde Animal, Portugal assume pela primeira vez a presidência da Assembleia Mundial de Delegados, reforçando assim o reconhecimento internacional pela excelência do trabalho desenvolvido nos vários FORA em que está representado.  

Susana Guedes Pombo, Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária, na qualidade de Presidente da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), teve a honra de presidir pela primeira vez a reunião do Conselho daquela Organização Internacional, conduzindo as discussões estratégicas e promovendo o fortalecimento das diretrizes globais. A reunião, que decorreu em Paris entre os dias 8 e 10 de outubro, teve forte envolvimento dos membros do Conselho e uma abordagem colaborativa sobre os principais desafios enfrentados pelo setor da saúde animal.

Durante a reunião, um conjunto de temas estratégicos foram debatidos, entre os quais se destacam:

  • Fortalecimento e modernização da estrutura de governança: Impulsionado pela decisão da Assembleia Geral em maio último de revisão dos Textos Básicos da OMSA, o Conselho preparou os Termos de Referência para Constituição de um Grupo de Trabalho, que apresentará à Assembleia Geral em 2025 um programa de trabalho holístico de atividades plurianuais para apoiar a revisão dos Textos Básicos. Este processo, é orientado pelos princípios de transparência, inclusividade e adaptabilidade, visando reforçar a estrutura de governança da OMSA e garantir uma resposta eficaz às questões emergentes de saúde animal a nível global.
  • Declaração Política sobre Resistência Antimicrobiana (AMR): A discussão desta temática sublinhou o papel fundamental da OMSA durante a 79.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorreu no passado mês de setembro, e que culminou na adoção da segunda declaração política sobre Resistência Antimicrobiana (AMR). A OMSA destacou-se ao desempenhar um papel decisivo nas negociações e ao estabelecer quatro áreas prioritárias para o fortalecimento da saúde animal e o combate à AMR.

A declaração final inclui 44 compromissos, centrando-se na redução do uso de antimicrobianos, na eliminação gradual do seu uso como promotores de crescimento, no aperfeiçoamento das estratégias de vacinação animal e no aumento do investimento em serviços veterinários. Adicionalmente, a OMSA promoverá a formalização do Secretariado Conjunto Quadripartido (QJS), que será responsável por coordenar os esforços globais na luta contra a AMR.

A OMSA está a trabalhar em estreita colaboração com os seus membros para implementar ações que alinhem as suas estratégias com os compromissos assumidos, reforçando a cooperação internacional e o desenvolvimento de capacidades. Esta iniciativa reafirma o compromisso da organização em liderar a resposta global face aos desafios da AMR, protegendo simultaneamente a saúde animal e a saúde pública a nível mundial.

Um dos momentos marcantes da reunião foi a realização de um ‘Porto de Honra’, uma tradição portuguesa que simboliza a união e o reconhecimento mútuo. A Presidente do Conselho, Dra. Susana Guedes Pombo, conduziu este gesto com um brinde emblemático, sublinhando o espírito de colaboração e o compromisso conjunto de todos os membros da OMSA. O vinho do Porto, gentilmente disponibilizado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), num gesto de grande generosidade e apreço, enriqueceu ainda mais este momento. Este gesto não só celebrou os êxitos alcançados durante a reunião, mas também reforçou o valor da tradição como um elemento que une todos os participantes na busca de objetivos partilhados.

O Conselho da OMSA é constituído pelo Presidente da Assembleia Mundial de Delegados, pelo Vice-Presidente, pelo Ex-Presidente e por seis Delegados representando todas as regiões do mundo, todos eleitos por um período de três anos. No Conselho têm assento Portugal e o Reino Unido em representação da Região Europa, o Paraguai e a Nicarágua em representação da Região América, o Essuatínie e o Senegal em representação da Região África, a Nova Zelândia e o Japão em representação da Região Ásia/Pacifico e o Bahrain em representação da região Médio Oriente.

O Conselho representa a Assembleia durante o intervalo entre as Sessões Gerais, reunindo-se pelo menos duas vezes por ano em Paris para examinar questões técnicas e administrativas e, nomeadamente, o programa de trabalho e a proposta de orçamento a apresentar à Assembleia.

17 de outubro 2024

O artigo foi publicado originalmente em DGAV.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: