A 1.ª edição da Wine & Travel Week, feira de enoturismo, arranca dia 20 de fevereiro no Porto e vai analisar o futuro duma indústria que estima chegar aos 45 mil milhões de euros na economia global em 2025.
“É a primeira edição que vamos organizar de 20 a 26 de fevereiro, sendo que os dia 21 e 22 de fevereiro são na Alfândega do Porto, com uma feira dedicada ao enoturismo. (…) É um projeto ambicioso, porque queremos afirmá-lo a nível mundial com uma feira de negócio internacional que seja bastante forte – vai ter 120 expositores -, e com esse objetivo de a tornar a principal feira de enoturismo mundial, e portanto, estamos a fazer um grande esforço e uma grande aposta”, explicou Nuno Pires, responsável pela organização do evento de enoturismo.
Em paralelo à feira vai decorrer também na Alfândega um fórum internacional dedicado à sustentabilidade económica, social e ambiental da indústria do enoturismo e que terá a duração de dois dias.
O fórum servirá como ponto de partida para analisar casos de sucesso como por exemplo o da Susana Baldo, um dos nomes dos vinhos da Argentina que desenvolve um projeto de enoturismo, ou o caso de La Cité du Vin, um museu e espaço de recreação cultural dedicado ao património vitivinícola da França, localizado na cidade de Bordéus.
No fórum vai também analisar-se o sucesso da publicação Monocle, revista de assuntos globais e estilo de vida, ou o caso da fundação culinária Basque Culinary Center, criada em 2009 e uma das mais conceituadas escolas de alta cozinha do mundo, em San Sebastián (Espanha).
No fórum participam representantes da gigante tecnológica Google, da IPK (consultora conceituada na área do turismo), e da Relais & Châteaux, associação de restaurantes e 580 hotéis do mundo, dos quais 55 dedicam-se só ao enoturismo.
A partir de 23 de fevereiro os profissionais e líderes de opinião convidados vão integrar viagens técnicas de visita e prospecção de interesse pelas sete regiões de turismo portuguesas, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
“Ao todo estão programados mais de 40 tours”, acrescentou Nuno Pires, referindo que os participantes vão poder, por exemplo no Norte, visitar caves do vinho do Porto, tascas tradicionais e restaurantes com estrelas Michelin, ou quintas que produzem vinho como a de Ventozelo (região do Douro) ou do Ameal, na região do Vinho Verde.
O primeiro dia da Wine and Travel Week, a 20 de fevereiro, arranca com uma experiência de boas-vindas aos participantes e convidados, onde será recriada uma “atmosfera inspirada na biodiversidade de Portugal e temperada com distintas expressões artísticas, desde a alta gastronomia, artes performativas, música e ‘design’”, lê-se num comunicado de imprensa enviado à agência Lusa.
O evento termina com a realização da 19.ª edição do evento Essência do Vinho – Porto, no Palácio da Bolsa, junto à Ribeira do Porto, onde entre os dias 23 a 26 de fevereiro, mais de 400 produtores de vinho vão ali assentar arraiais e ter à prova “milhares de vinhos”, acrescentou Nuno Pires.
Em paralelo, a Essência do Vinho promove também “masterclasses, jantares e almoços harmonizados” para quem deseje aprofundar os seus conhecimentos vínicos.
O enoturismo é um setor florescente que se estima que possa atingir os 100 milhões de enoturistas em 2025 e em que se calcula que possa atingir até essa data um “impacto de 45 mil milhões de euros na economia global”, explicou Nuno Pires.