Primeiro arroz 100% português começa a ser comercializado no início do próximo ano

O Clube de Produtores do Continente associou-se à produção do arroz Carolino Caravela, a primeira variedade 100% portuguesa, que será lançada exclusivamente nas lojas Continente, a partir de janeiro de 2025.

De acordo com o comunicado de imprensa, este projeto é uma parceria com a Lusosem (detentora da semente) e a indústria agroalimentar Novarroz, depois de um processo de investigação que durou 20 anos.

&nbsp

O protocolo oficial foi assinado no passado dia 1 de outubro, durante o Dia Aberto do COTArroz – Centro de competências do Arroz, onde estiveram reunidos especialistas, agricultores e representantes do setor agroalimentar, incluindo o Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

Para Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores do Continente, esta aliança é “fruto de uma parceria entre investigação, produção, indústria e retalho e que está assente numa abordagem colaborativa e de fileira que o Clube de Produtores Continente promove há mais de 25 anos. Estamos a valorizar a economia rural e assegurando simultaneamente as melhores práticas agrícolas”.


&nbsp

“A obtenção da primeira variedade portuguesa de arroz Carolino, que vai estar disponível para os consumidores, é o resultado de vários anos de investigação aplicada e alinhada com o setor do arroz, que só foi possível porque Portugal tem excelentes valências na área do melhoramento genético de cereais. Tem sido um caminho feito de mãos dadas com a produção, a indústria e a distribuição para que a investigação obtida traga valor acrescentado à fileira do arroz”, referiu Ana Sofia Almeida, investigadora do INIAV/COTArroz.

&nbsp

&nbsp

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: