Procuraremos resolver todos os problemas que nos têm sido colocados

«Procuraremos resolver todos os problemas que nos têm sido colocados»

«Queremos trazer a garantia de que, em várias fases, procuraremos resolver todos os problemas que nos têm sido colocados», disse a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, após a reunião entre vários membros do Governo e os autarcas da Serra da Estrela cujos municípios foram afetados pelos incêndios.

«A primeira fase é de uma resposta imediata que já está no terreno, como o apoio à alimentação animal, a recuperação e retirada de madeira queimada e apoio social», referiu a Ministra.

«Durante os próximos 15 dias será feito o levantamento de todos os danos e prejuízos deste incêndio e nesse momento o Governo aprovará o conjunto de medidas de resposta a estes incêndios, ao abrigo do estado de calamidade», explicou.

Mariana Vieira da Silva disse ainda que a partir de setembro, «num terceiro momento muitíssimo importante», implementar-se-á o plano de revitalização do parque natural da Serra da Estrela, «procurando diversificar as atividades económicas que aqui se fazem, apostar no turismo, no turismo da natureza, mas também na proteção deste parque natural, destes habitats. Essa é a nossa prioridade».

A Ministra salientou que o Governo quer «ir mais longe do que antes do incêndio: utilizar plenamente o parque natural em todas as suas valências, porque trazer população, economia e viabilidade para estes territórios também os torna mais resilientes».

A reunião, que teve lugar em Manteigas, distrito de Braga, contou com a presença da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Estiveram presentes os autarcas abrangidos pelo Parque Natural da Serra da Estrela – Manteigas, Celorico da Beira, Covilhã, Guarda, Gouveia, Seia e Belmonte.

Nota enviada pelo Governo


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: