Com este projecto pretende-se o desenvolvimento de uma gama de produtos lácteos, naturalmente enriquecidos em ácidos gordos polinsaturados Ómega 3 (agpΩ-3) por via nutricional, que promova a saúde humana, o bem-estar animal e a sustentabilidade económica e ambiental das explorações leiteiras, e simultaneamente origine produtos diferenciados de valor acrescentado para toda a fileira produtiva.
Os efeitos benéficos dos agpΩ-3 estão bem documentados e antecipa-se que melhorarão a fertilidade, saúde e longevidade das vacas, com reflexo positivo na economia da exploração leiteira. Os lacticínios ricos em agpΩ-3 contribuirão para a cobertura das necessidades humanas nestes agp essenciais que promovem a saúde. As modificações operadas no metabolismo ruminal reduzem a descarga de metano de origem animal e o seu impacte ambiental. Ao nível do consumidor, pretende-se contribuir para a re-habilitação da imagem do leite e para a estimulação do seu consumo.
Projecto desenvolvido em parceria, pelas seguintes entidades: Faculdade de Medicina Veterinária, Jerónimo Martins – Lacticínios de Portugal S.A., Vivaleite – Cooperativa de Produtores de Leite C.R.L. e Eurocereal-Comercialização de Produtos Agro-Pecuários S.A.