No âmbito do Projecto BovINE – Rede de Inovação Transeuropeia para a Carne de Bovino, realizou-sea 22 de outubro o 2º Workshop dedicado ao tema “Promovendo uma produção de bovinos de carne mais sustentável”.
A iniciativa foi promovida pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, PROMERT-Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A. e ACBM – Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos, reunindo diferentes atores da cadeia de produção de carne de bovino.
O projeto BovINE é uma rede transeuropeia de apoio à produção de carne bovina, que procura enfrentar os desafios de sustentabilidade do setor. Envolve nove Estados-Membros da UE, entre os quais Portugal, procurando estimular o intercâmbio de conhecimentos e ideias a nível internacional.
Feito o balanço dos trabalhos realizados nos primeiros 20 meses de trabalho, que se iniciaram em janeiro de 2020, foi apresentado o Projeto BPA.Eco – Boas Práticas Agrícolas Ecológicas.
Com 4 painéis de discussão a decorrerem em simultâneo, foram abordadas e debatidas as necessidades dos produtores para o ano 2022, nas quatro áreas temáticas do projeto: resiliência socioeconómica, saúde e bem-estar animal, eficiência produtiva e qualidade da carne, sustentabilidade ambiental.
De acordo com a organização foi possível promover um debate produtivo e construtivo tendo sido possíveis as seguintes conclusões:
- Necessidade de ter uma estratégia de comercialização sustentável
- Necessidade de acompanhar as tendências de consumo (em exigência de qualidade, variabilidade e composição dos alimentos compostos)
- Necessidade de combater as doenças gastrointestinais sem recurso a medicamentação, prevenção de “heat-stress” nos animais e a formação em bem-estar animal em toda a cadeia produtiva
- Necessidade de uma melhor e mais eficaz divulgação das boas práticas ambientais já implementadas pelos produtores
Pode rever a sessão e consultar as apresentações através das seguintes ligações:
LIVE
Apresentações: https://www.mertolenga.com/conteudo.php?idnoticia=343