Produtores lançam campanha para aumentar consumo de batata

Campanha de promoção da Miss Tata, a marca da batata portuguesa, arranca hoje e estende-se até setembro, época de colheita em Portugal.

A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, lança hoje uma campanha para promover o consumo de batata portuguesa e desafia os consumidores a fazerem a escolha mais evidente: “Consumir nacional é a lógica da Batata!”.

Apresentada em Salvaterra de Magos, a campanha da Porbatata é protagonizada pela Miss Tata, a marca coletiva da batata nacional, e conta com o apoio da APED, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição. A campanha vai ser dinamizada nas redes sociais e estará visível nos suportes de comunicação das cadeias de grande distribuição que aderiram à iniciativa. O objetivo é sensibilizar os consumidores para as vantagens de consumir local e nacional e esclarecer mitos à volta deste alimento, um dos mais consumidos em todo o mundo.

Algumas das questões levantadas são: Se consumir local é melhor para o ambiente, porque não escolhemos batata portuguesa?Se a nossa batata é nutritiva e não engorda porque continuamos a retirá-la da nossa alimentação? Se a batata cabe em qualquer orçamento porque não a utilizamos mais nas nossas refeições? As respostas são simples: consumir nacional, saudável, sustentável e de forma económica é a lógica da batata.

“A batata portuguesa merece estar na mesa dos portugueses e, por isso, a Porbatata lança a sua campanha anual para sensibilizar os consumidores a fazerem a escolha mais lógica: comprar nacional. Num contexto tão difícil como o que vivemos, valorizar a produção é ajudar os agricultores a investirem nesta cultura e preservar um alimento fundamental. É preciso, também, desfazer mitos de que a batata é um alimento com poucas vantagens nutricionais. Não só é um produto saudável, como é económico e muito versátil. Com esta campanha convidamos todos a discutir a Lógica da Batata!”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

Criada pela associação para promover a batata portuguesa, a Miss Tata personaliza as características deste produto de destaque na gastronomia. Fresca, nova, acabada de colher e aliada de uma alimentação saudável, a batata portuguesa distingue-se por ser das primeiras na Europa a chegar ao mercado.

Em 2022, as exportações de batata aumentaram 23%, para 24,6 milhões de euros. Em quantidade, as vendas para os mercados internacionais também cresceram de forma expressiva: 56% (para mais de 81 milhões de quilos). O maior comprador de batata portuguesa é Espanha (representa 67% do valor total das exportações).

A produção de batata em Portugal ocupa uma superfície agrícola de 16 804 hectares. Os dados mais recentes do INE indicam que a produção ultrapassou as 413 mil toneladas em 2021.

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