cereais

Programa Alimentar Mundial da ONU teme onda de fome no mundo

PAM alerta que há muitos países dependentes dos cereais da Ucrânia. Mas o país antes considerado o celeiro da Europa está agora a receber ajuda alimentar de emergência. O Programa Alimentar Mundial está a preparar essa operação em larga escala na Ucrânia, para abranger, pelo menos, três milhões de pessoas.

Era algo impensável até há uns meses: prestar ajuda alimentar a quem está retido pela guerra na Ucrânia – um dos maiores produtores de cereais do mundo e um dos principais fornecedores de alimentos ao Programa Alimentar Mundial (PAM).

“É surreal que estejamos a mobilizar comida para ajudar quem está retido no interior da Ucrânia. Era o segundo maior país ao qual o Programa Alimentar Mundial comprava comida para as nossas operações em todo o mundo, como para o Iémen, para a Síria, a Africa Ocidental e a Etiópia. Por isso, é inacreditável e triste que estejamos a preparar ajuda alimentar à Ucrânia”, desabafa Abeer Etefa, a porta-voz do PAM para a região da Europa Central e do Médio Oriente.

Um país que agora está em conflito – o que coloca em causa a ajuda alimentar a outros países e o fornecimento de cereais a países dependentes da sua importação. E que pode provocar uma onda de fome. […]

Continue a ler este artigo em Rádio Renascença.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: