[Fonte: CVRA] A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) acaba de ver premiado o seu Programa de Sustentabilidade com o título de Embaixador Europeu de Inovação Rural de 2019 pela LIAISON. O projeto, Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade Agrícola e Sustentabilidade lançado em 2012, pela Comissão Europeia, promove os melhores projetos europeus ao nível da inovação na agricultura, silvicultura em áreas rurais.
O concurso recebeu mais de 200 inscrições de 13 países. Consideraram, pelo carácter inovador e inspirador do PSVA, um dos melhores exemplos de “trabalho em conjunto” em prol da inovação de toda a Europa. A cerimónia de entrega de prémios vai ter lugar em Bruxelas, no dia 3 de dezembro.
“Em Portugal, a CVRA foi pioneira no desenvolvimento e implementação de um programa de sustentabilidade, de adesão voluntária, capaz de olhar para a problemática de forma integrada e por forma a responder a diferentes motivações. Lançado em 2014, o PSVA seguiu uma prática já estabelecida em diversas regiões vitivinícolas mundiais, tendo vindo a ganhar importância em mercados nos quais os vinhos do Alentejo ganham posição” afirma João Luís Barroso, gestor do PSVA.
“Ver o nosso trabalho e esforço reconhecido dentro de um mercado altamente competitivo é sempre um motivo de orgulho. Como projeto vencedor, esperamos ser um exemplo a nível nacional e internacional, e que possamos levar mais longe a nossa iniciativa”, acrescenta João Barroso.
O PSVA é uma iniciativa pioneira em Portugal, de adesão voluntária, liderado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e dirigida a produtores de uva e de vinho da Região Vitivinícola do Alentejo. Dada a dependência total dos recursos naturais, o objetivo do PSVA prende-se pela proteção e valorização destes ativos naturais através de práticas sustentáveis nas vinhas e adegas, com redução de custos e desperdícios, proteção do meio ambiente e melhoria do bem-estar da sociedade em geral.
A CVRA tem vindo a ser, frequentemente, reconhecida pelo seu trabalho em incorporar na região uma estratégia de sustentabilidade verdadeiramente inovadora. O Programa conta, neste momento, com 382 membros, que corresponde a uma área de 8266 hectares.