Projecto Biocomp_3.0 realiza encontro na Lezíria do Tejo a 17 de Setembro

Decorre a 17 de Setembro, a partir das 14h30, uma reunião do focus group do BioComp_3.0, projecto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e focado em vários objectivos no âmbito do problema da planta invasora jacinto-de-água. Esta reunião, na qual se pode inscrever aqui, vai ter lugar na Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.

Segundo os promotores da reunião, este focus group «pretende apresentar o projecto e os resultados obtidos até ao momento e discutir os mesmos com os interlocutores interessados nesta problemática». O projecto PRR Biocomp_3.0 visa conciliar a necessidade de controlo físico do jacinto-de-água (invasora dos canais de rega) à recuperação e aproveitamento dos nutrientes que esta espécie concentra, respeitando os princípios da Economia Circular (transformando a biomassa da planta invasora em compostos orgânicos equilibrados, com qualidade para a agricultura).

Sucessor do projecto BioComp_2.0 (que terminou em 2023), o BioComp_3.0 teve início em Junho de 2023 e finda em Setembro de 2025. Esta iniciativa conta com um investimento total de 883.695,78 euros, tem financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e é promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, pela Colina Generosa, pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), pela Universidade da Madeira, pela Siro, pela Formação|Gestão, pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e pelas pequenas e médias empresas João Manuel Hilário Palma Dias, Carla Sofia Sengo Maçoas e Paisagem Silvestre, Unipessoal Lda.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: