O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um protocolo com o conselho directivo do Baldio de Carvoeiro para apoiar a execução de um projecto de beneficiação florestal que abrangeu uma área de 75 hectares no baldio de Carvoeiro.
O projecto de beneficiação florestal, no valor de mais de 112 mil euros, cuja candidatura foi aprovada no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), contemplou a beneficiação e o aproveitamento de regeneração natural de pinheiro bravo numa área de 13,10 hectares e o controlo da vegetação espontânea, desramação e podas de formação em 61,96 hectares.
Valorização de sobreiros e carvalhos
Visou a protecção e valorização de sobreiros e carvalhos existentes no baldio, através da eliminação da vegetação arbustiva que era constituída essencialmente por giesta, e na valorização das áreas de pinheiro bravo. Este projecto de beneficiação florestal teve como objectivo principal reconverter povoamentos florestais abandonados e aumentar a capacidade de defesa deste território ao fogo.
O projecto foi financiado a 80% pelo FEADER, sendo o pagamento dos restantes 20% da responsabilidade do conselho directivo do Baldio de Carvoeiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, “parceiro estratégico na defesa e valorização da floresta municipal e do baldio de Carvoeiro, disponibilizou-se para apoiar este importante projecto”, salienta um comunicado da autarquia de Viana do Castelo.
O autarca, José Maria Costa, considerou mesmo que esta foi “uma intervenção exemplar em Viana do Castelo”.
Agricultura e Mar Actual