leguminosas

Projecto europeu usa produtos com insectos comestíveis e leguminosas para promover mudança de hábitos alimentares

Promover uma mudança de hábitos alimentares, que passa pela redução do consumo de carnes vermelhas e processadas, através do consumo de produtos inovadores à base de insectos comestíveis e leguminosas? O desafio está lançado! A intervenção Change Eat! – Jantar Proteínas Alternativas! irá decorrer no Porto entre Outubro e Dezembro deste ano.

Esta iniciativa é liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Unidade de Investigação Empresarial e Económica da CATÓLICA-LISBON (CUBE) e o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), Laboratório Associado da Escola Superior de Biotecnologia –, sendo parte integrante do projecto europeu SUSINCHAIN – SUStainable INsect CHAIN.

Este projecto envolve um consórcio de investigação com 35 parceiros em 14 países.

A Balança Alimentar Portuguesa estima que 21% da ingestão média diária de calorias em Portugal tenha origem no consumo de carne, o que representa mais de quatro vezes o recomendado na Roda dos Alimentos.

Em particular, e de acordo com os resultados do último Inquérito Alimentar Nacional e de Actividade Física (IAN-AF 2015-2016), cada adulto português consome, em média, perto de 100 gramas de carnes vermelhas e processadas diariamente.

Este valor excede largamente o recomendado para uma alimentação equilibrada – 28 gramas diárias, e mais ainda o sugerido pela Organização das Nações Unidas para uma dieta saudável a partir de sistemas alimentares sustentáveis – 14 gramas diárias.

Ana Isabel de Almeida Costa, investigadora principal da CUBE e uma das coordenadoras da intervenção, descreve assim a principal motivação do ChangeEat!. «A evidência científica resultante de intervenções realizadas noutros países mostra que a criação de oportunidades para os consumidores jovens experimentarem gratuitamente, no seu dia-a-dia, uma oferta diversificada de produtos alimentares inovadores, que configurem alternativas seguras, saudáveis, nutritivas, saborosas e de fácil preparação às carnes vermelhas e processadas, é uma das formas mais eficazes de reduzir o seu consumo no longo prazo. É isto que propomos fazer em Portugal com o ChangeEat!.»

«É tempo de passar das recomendações à acção», como realça Maria João Monteiro, investigadora sénior no CBQF e a outra coordenadora deste estudo. «Em Portugal, o Change Eat! irá seleccionar até 56 casais, entre os 18 e os 40 anos, e acompanhá-los na transição de hábitos alimentares até ao final de 2022, proporcionando-lhes a experiência de confeccionar e consumir produtos inovadores com origem em insectos comestíveis e leguminosas, ricos em proteína alternativa, saudável e sustentável.»

A FAO declarou os insectos comestíveis como um dos alimentos do futuro, constituindo uma fonte segura, saudável, nutritiva, saborosa e sustentável de proteína com potencial para alimentar centenas de milhões de europeus. As leguminosas são outra fonte de proteína saudável e sustentável para a alimentação humana, sendo o seu consumo um dos pilares da dieta mediterrânica.

Picados, preparados ou misturas, salsichas e pastéis – de tenébrio, grilo, soja, lentilhas, entre outros ingredientes ricos em proteína –, são assim alguns dos produtos que os participantes no ChangeEat! Terão oportunidade de experimentar.

Saiba como inscrever-se no ChangeEat! aqui e conheça em detalhe as actividades programadas e as vantagens em participar.

Qual é o impacto esperado do ChangeEat?

  • Trazer progressos científicos importantes na identificação dos factores que promovem eficazmente a adopção de dietas mais saudáveis e sustentáveis entre os cidadãos europeus;
  • Contribuir para aumentar a disponibilidade de fontes viáveis e acessíveis de proteína de elevada qualidade para consumo humano na União Europeia;
  • Ajudar a aproximar o consumo de carnes vermelhas e processadas em Portugal aos valores recomendados, beneficiando a saúde dos seus cidadãos e o ambiente.

Onde e quando decorre o ChangeEat?

Este estudo decorre na cidade do Porto entre 6 de Outubro e 19 de Dezembro de 2022. Para além da experiência de confecção e consumo de novos produtos alimentares em casa durante seis semanas, o estudo inclui algumas actividades online, a completar em horário livre, e actividades presenciais pontuais, a ter lugar no campus Porto da Universidade Católica , à sexa-feira à tarde ou ao sábado, mediante calendarização.

Pode verificar aqui se é elegível para participar no ChangeEat!

Uma vez que confirme a sua elegibilidade, terá automaticamente acesso à Declaração de Consentimento Informado de Participação (DCIP) no estudo. Ambos os membros do casal deverão confirmar a sua elegibilidade, preencher e assinar uma DCIP, e remetê-la para changeeat@ucp.pt , formalizando a sua inscrição.

Os casais serão contactados pela equipa do estudo para o agendamento das primeiras actividades.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: