O Projecto Sereno – Midões é um projeto de angariação de ajudas, para melhorar as condições do dia-a-dia, das pessoas que ficaram com as vidas completamente destroçadas, pelos incêndios de 15 de Outubro 2017. Criado por 2 casais reuniram um grupo de amigos que colaboram em visitas às explorações das famílias atingidas pelos fogos e relatam histórias de arrepiar.
Alguns testemunhos e fotografias captadas pelo grupo do Projeto Sereno – Midões:
O cenário que presenciámos é desolador. A dimensão desta tragédia é difícil de assimilar e impossível de descrever.
Regressámos com a consciência que temos a obrigação moral de tentar fazer alguma coisa por aquela gente que ficou rigorosamente sem nada.
Também temos plena consciência que não podemos chegar a todo o lado ou ajudar todos aqueles que sofreram com estes incêndios. Por isso, optámos por nos focar numa família que visitámos e cuja história nos tocou profundamente. Esta família que ficou sem teto, sem bens, sem animais, sem qualquer meio de sustento, é constituída por 3 gerações: avós, filhos e netos (uma das quais nasceu a semana passada).
O nosso grande objectivo é devolver alegria a esta família, conseguindo que voltem para a sua casa, para a sua quinta e consigam recomeçar uma nova vida, esquecendo, dentro do possível, aquela maldita noite que lhes destruiu os sonhos.
O Projeto Sereno – Midões está organizar uma corrente de solidariedade que se desenrolará em diferentes fases para que todas as pessoas que quiserem ajudar, tenham oportunidade de o fazer e para que possam perceber exactamente para o que é que estão a contribuir. Com esse objectivo o grupo criou um e-mail que tem o nome deste projecto SERENO (nome inspirado numa história desta família): projecto.sereno@gmail.com para disponibilizar esclarecimentos e as necessidades mais prementes para a família.
Para efectuar o seu donativo e fazer chegar à família afectada pela tragédia o Projecto Sereno – Midões tem a conta bancária (IBAN PT50 0007 0044 0000 4861 0021 9) . Os responsáveis pelo projecto Sereno são o António e a Catarina Pyrrait , Mariana Alvelos e Nuno Tavares.