Projeto da barragem de Girabolhos está na ‘gaveta’ há quase 20 anos? A SIC Verifica

SIC Verifica

Tem sido uma das infraestruturas mais mencionadas por especialistas e marcou o debate político nos últimos dias. É verdade que o projeto para a construção da barragem de Girabolhos está num impasse há quase duas décadas? A SIC Verifica.

Aliada à destruição e às cheias que assolam o país de norte a sul há várias semanas, juntou-se a rutura de um dique do rio Mondego, que provocou o colapso de um troço da A1 junto ao nó de Coimbra Sul. Trata-se da principal autoestrada do país, que liga Lisboa ao Porto.

Com a barragem da Aguieira cheia, muita água ainda há de continuar a inundar os campos do rio Mondego. Uma segunda barragem poderia ajudar a controlar o rio: seria em Girabolhos.

O projeto da barragem de Girabolhos abrange territórios dos concelhos de Seia e Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, e de Nelas e Mangualde, no distrito de Viseu. Era um de 10 novos empreendimentos do Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico, aprovado em dezembro de 2007 pelo Governo de José Sócrates.

Nas redes sociais, não tardou o apontar de dedo ao executivo socialista e ao BE na responsabilização pelo cancelamento do projeto.

À data da decisão, o ministro do Ambiente era José Pedro Matos Fernandes que, em declarações à SIC Notícias, garantiu que o cancelamento foi decidido por opção da Endesa, que “desistiu” do projeto.

“Não tenho nenhum preconceito contra a barragem de Girabolhos. Acho que ela, se existisse hoje, nada teria sido diferente”, afirmou Matos Fernandes.

Loading…

No regresso ao presente, o atual ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, ouvido nas comissões parlamentares de Ambiente e da Agricultura, acusou o PS e “aqueles que fizeram parte da geringonça” de terem chumbado a barragem de Girabolhos, “que tinha impedido a tragédia que hoje estamos a viver, nomeadamente as cheias que estamos a viver. (…) Foi em 2016 que a ideologia radical não avançou com esta obra”.

A resposta não tardou. Na sexta-feira, em conferência de imprensa, PS e PCP consideraram falsa a tese do ministro, com o líder parlamentar socialista, Eurico Brilhante Dias, a acusar José Manuel Fernandes de ter “mentido” para procurar “tapar a incompetência” do atual Governo.

Mais de 10 anos depois, no passado dia 11 de fevereiro, dia em que rebentou o dique em Coimbra, a atual ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, decidiu incumbir a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de lançar o concurso público para a construção e exploração da barragem de Girabolhos até ao final do mês de março.

A SIC Verifica que é…

Lançado pelo Governo de José Sócrates em 2007, o projeto para a construção da barragem de Girabolhos nunca avançou e está há quase 20 anos na ‘gaveta’.

Veja a reportagem na SIC Notícias.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: