A AGRI.DOAR, a maior campanha de solidariedade do setor agrícola, alimentar e florestal, tem como missão apoiar causas sociais através da mobilização de entidades do setor. Na sua edição de 2024, bateu todos os recordes ao angariar mais de 33 mil euros para o projeto SEMEAR, uma referência nacional na inclusão socioprofissional de pessoas com deficiência ou dificuldades intelectuais.
A entrega oficial do cheque AGRI.DOAR ao SEMEAR teve lugar no stand da CONSULAI, na Ovibeja. Foi um dos momentos altos da Ovibeja 2025, marcada pela celebração do impacto positivo que a agricultura pode ter na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Antes da cerimónia, os visitantes da Ovibeja tiveram a oportunidade de participar numa prova de vinhos comentada pela CVR Alentejo, seguida de uma degustação de presunto d’Honra da Casa Cravinho, experiências que valorizam o território e os seus sabores, no mesmo espaço onde mais tarde se celebrará a solidariedade.
Este ano, a AGRI.DOAR contou com o envolvimento de mais de 3 mil participantes e 60 parceiros do setor. O montante angariado permitirá ao projeto SEMEAR:
– Criar e manter postos de trabalho inclusivos;
– Ampliar a sua produção agrícola sustentável;
– Reforçar a distribuição alimentar a instituições que apoiam famílias em situação de vulnerabilidade;
– Investir em tecnologia para aumentar o seu impacto social e ambiental.
A Terra, unidade agrícola do Semear, integra uma equipa na qual 58% dos colaboradores têm deficiência ou dificuldade intelectual, mostrando que a agricultura pode ser um espaço de dignidade, crescimento e equidade.
Além do projeto vencedor, outras três instituições — Aldeias de Crianças SOS, APCO e Acreditar — foram também reconhecidas pela campanha, ao terem sido as mais votadas a seguir ao Semear, num gesto de reconhecimento ao seu impacto social.