Promoção conjunta de frutas, legumes e flores faz duplicar exportações

Desde a criação da Portugal Fresh – Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores de Portugal que as vendas nos mercados internacionais não pararam de crescer.

As vendas de frutas, legumes e flores nos mercados externos duplicaram desde que a Portugal Fresh – Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores de Portugal foi criada em 2010. 

As estimativas da Portugal Fresh para 2019 indicam que as exportações nacionais deverão ultrapassar os 1600 milhões de euros, um crescimento de 105% face aos valores de 2010, ano em que ainda não existia uma estratégia de promoção conjunta e as vendas para os mercados externos valiam 780 milhões de euros.

Os números foram avançados hoje pela Portugal Fresh durante a Fruit Logistica, que decorre em Berlim até sexta-feira e conta com a participação de 32 empresas e organizações portuguesas – uma iniciativa incluída no projeto de internacionalização promovido pela associação. Esta é a maior feira de frutas e legumes do mundo, com 78 mil visitantes profissionais de 140 países.

A presença portuguesa foi acompanhada pela Ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque, que se deslocou a Berlim para visitar as empresas. Marcaram também presença o Embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes, o Presidente da Aicep, Luís Castro Henriques, e o Presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa. Durante o evento foram ainda divulgadas as exportações portuguesas para o Lidl, fruto de uma parceria com a Portugal Fresh iniciada em 2014.

Foi na Fruit Logistica em Berlim que a associação deu os primeiros passos na estratégia de promoção internacional, em fevereiro de 2011. Até essa data, a participação das empresas era individual e, por isso, mais exigente ao nível do investimento. Gonçalo Santos de Andrade, presidente da Portugal Fresh afirma: “A evolução tem sido assinalável. Na primeira presença conjunta, em 2011, debaixo do chapéu da Portugal Fresh, 23 empresas contribuíram decisivamente para esta estratégia conjunta de promoção dos produtos do sector, garantindo a Portugal uma notoriedade e visibilidade nunca antes alcançadas. Na décima presença conjunta consecutiva, na maior feira de frutas e legumes do mundo, os bons resultados nas exportações demonstram que a concentração da oferta, a criação de escala e a união de esforços na promoção internacional permite mostrar de uma forma mais assertiva e eficaz a capacidade produtiva do nosso país. Há um reconhecimento alargado dos principais clientes mundiais, de diferentes geografias, que os nossos produtos têm características diferenciadoras, a nível da cor, sabor e aroma, e que os exportadores portugueses garantem produtos de elevada qualidade e segurança alimentar com um serviço muito profissional”. 

“Só este ano temos previsto um investimento em promoção externa na ordem dos 800 mil euros”, precisa.

Espanha maior cliente, Alemanha em crescimento
Tal como em 2010, Espanha continua a ser o principal cliente das frutas, legumes e flores nacionais. Em 2019, entre janeiro e novembro, as exportações para o país vizinho atingiram os 447 milhões de euros, mais 90% do que no mesmo período de 2010.

Já a Alemanha passou de sétimo em 2010, para quinto maior destino, de 26 milhões de euros para mais de 104 milhões neste período. Este é um dos mercados prioritários para a Portugal Fresh, além de França, Holanda, Inglaterra, Polónia, Bélgica, Brasil ou Itália.

Países como a Índia, a Indonésia ou a China estão também no radar do setor, que tem organizado ações de promoção nestes mercados com o objetivo de abrir oportunidades de exportação. A Portugal Fresh marca presença em vários certames nacionais e internacionais para promover as frutas, legumes e flores nacionais, como a Fruit Attraction, em Madrid, o Fresh Produce India ou o Asia Fruit Logistica.

Os produtos mais vendidos por Portugal nos mercados externos são os frutos vermelhos, as peras e as laranjas.

Antes e depois da criação da Portugal Fresh

Evolução do valor das exportações e principais destinos 2019 VS 2010
(milhões de euros; Dados INE/Portugal Fresh)

2010 2019* Variação %
780 1600 105%

*Estimativa Portugal Fresh

JANEIRO-NOVEMBRO 2010 JANEIRO-NOVEMBRO 2018 JANEIRO-NOVEMBRO 2019 Variação 2010/2019 %
707 1 366 1 471 108%
TOP 10 PAÍSES jan-nov 2019
Espanha 447
França 190
Países Baixos 142
Reino Unido 133
Alemanha 105
Bélgica 73
Polónia 61
Itália 50
Brasil 43
Japão 29
TOP 10 PAÍSES jan-nov 2010
Espanha 236
Reino Unido 87
França 82
Países Baixos 70
Itália 34
Angola 28
Alemanha 26
Brasil 24
Bélgica 19
Japão 17

Empresas e organizações presentes na Fruit Logistica

19 empresas
100% Titular, Alitec, Bfruit, Coopval, Emergosol, Frusoal, Frutalvor, Frutas Classe, Granfer, Greenpeas, Hortaibérica, Hortapronta, Hortomelão, Lusomorango, Lusopera, Patricia Pilar, Triportugal, Vale da Rosa e Vitacress.

6 associações de produtores
APK (Associação Portuguesa de Kiwicultores), AlgarOrange (Associação de Operadores de Citrinos do Algarve), Refcast (Associação Portuguesa da Castanha), FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas), APMA (Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça) e ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha).

7 parceiros
Juntam-se as seguintes associações e parceiros: Edia, Fepal, Hubel, Hidrosoph, Lafpack, Magos, Crédito Agrícola.

(Total de 32)

Rodrigo Cabrita REFRAME

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