No artigo de opinião “Ponto de situação sobre os produtos tradicionais portugueses” (publicado em 23/02/2005), focalizei-me na promoção dos conceitos (DOP, IGP, ETG), nomeadamente:
- o poder político deve dar um sinal ao país (sobretudo aos produtores) sobre os sectores e clusters que serão fundamentais para o sucesso da economia portuguesa, nomeadamente na Agricultura.
- é fundamental explicar aos consumidores o significado dos conceitos DOP, IGP, ETG
A falta de informação existente sobre as designações DOP, IGP, ETG (sendo Portugal o 3.º país da Europa com mais produtos qualificados com estas designações) resulta em estrangulamentos à comercialização destes produtos.
A promoção dos conceitos, na minha opinião, deve ser da responsabilidade do Ministério da Agricultura e ou das Direcções Regionais. Porquê? Porque é uma comunicação institucional, com objectivos a longo prazo, para os quais são necessários bastantes recursos, que só se vão repercutir nas vendas a longo prazo e que tem como publico alvo toda a população portuguesa. Ora não pode ser exigível aos produtores que apostem por si só neste tipo de comunicação. Os produtores (ou organizações de produtores) tem que se preocupar sobretudo com estratégias de comunicação de permitam um melhor acesso dos seus produtos aos pontos de venda.
O facto de não existir a promoção dos conceitos leva a que:
- os benefícios destes produtos não sejam percebidos pela distribuição, porque representam uma diminuta percentagem no volume de vendas.
- os benefícios não são entendidos pelos consumidores, reflectindo-se na compra de produtos similares muitas vezes com preços superiores aos dos produtos portugueses qualificados (DOP, IGP, ETG).
Aproveitemos a dinâmica de mudança de atitudes dos consumidores na Europa, sobretudo uma maior sensibilidade para os riscos alimentares (ver Eurobarómetro Especial sobre “Os Europeus”). É isto que espero de quem tem os recursos (ou um mais fácil acesso aos mesmos) e a missão de melhorar as condições de vida dos portugueses.
DOP – Denominação de Origem Protegida (ex. www.arcolsa.pt)
IGP – Indicação Geográfica Protegida (ex. www.citrinos.com)
ETG – Especialidade Tradicional Garantida (ex. Alheira de Mirandela)
Celso Guedes de Carvalho
Bacharel em Gestão de Marketing
Evoluir – Comunicação & Imagem, Lda
Ponto de situação sobre os produtos tradicionais portugueses – Celso Guedes de Carvalho