Investigadores da CATÓLICA-LISBON e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa estão à procura de casais jovens para participarem no Estudo ChangeEat! As inscrições estão abertas até 15 de outubro.
Em comunicado, a Universidade Católica Portuguesa esclarece que a participação está condicionada a casais das regiões Norte e Centro do país, com idades entre os 18 e os 40 anos, sem filhos, saudáveis e motivados para reduzir o consumo de carne através da adoção de alimentos inovadores na confeção do jantar diário.
Maria João Monteiro, investigadora na Escola Superior de Biotecnologia, afirma que “existem várias vantagens em participar, desde a possibilidade de experimentar em primeira mão os alimentos do futuro e tornar-se num trendsetter no domínio da alimentação sustentável na Europa”. No âmbito do estudo, serão providenciados cabazes de produtos para a confeção de 18 jantares, ferramentas e aconselhamento especializado em alimentação e nutrição, e um cartão presente como forma de agradecimento pela participação.
Com este estudo, acrescenta Ana Isabel Costa, investigadora na CATÓLICA-LISBON e uma das coordenadoras do ChangeEat!, pretendemos concretizar “a vontade crescente de adotar comportamentos alimentares mais saudáveis e sustentáveis entre os jovens adultos portugueses, sem, no entanto, comprometer o prazer gastronómico, a gestão do orçamento doméstico, a conveniência e o convívio”.
O estudo decorre entre outubro e dezembro de 2022 e inclui o preenchimento de um breve inquérito online, a experiência de confeção e consumo de novos produtos alimentares em casa, a utilização de uma aplicação móvel para registo do consumo alimentar e, pontualmente, a participação em sessões de prova de produto no campus da Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto, em horário pós-laboral.
O estudo é uma iniciativa liderada pela Unidade de Investigação Empresarial e Económica da CATÓLICA-LISBON (CUBE) e o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), Laboratório Associado da Escola Superior de Biotecnologia, no quadro dum projeto europeu, SUSINCHAIN – SUStainable INsect CHAIN, em que participam, além de Portugal, os Países Baixos, a Dinamarca, a Alemanha, a Itália, a Bélgica, a Espanha, a Suíça e a Áustria.
Mais informações aqui.
O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.