fogo

Prova de fogo

A onda de calor estava anunciada há dias e esta quinta-feira de manhã o IPMA deixava o alerta: mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio – Faro, Bragança, Vila Real, Guarda, Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

Mais: a situação tem tendência para agravar-se em algumas regiões do país até segunda-feira.

A razão? Uma subida dos valores de temperatura, em especial da máxima, esperando-se valores acima de 35 graus Celsius na generalidade do território. No interior, as temperaturas deverão atingir valores superiores a 40 graus a partir de sexta-feira, podendo alcançar localmente os 42 graus. As noites serão “tropicais”.

Perante este cenário, o governo anunciou que vai declarar a situação de alerta a partir de amanhã. O ministro da Administração Interna, Luís Carneiro, resumiu o que está em causa: os níveis de humidade vão estar muito baixos e as temperaturas muito altas, com vegetação muito seca. Teremos pela frente dias “muito exigentes e preocupantes”, concluiu. Recorde-se que mais de um quarto do território do continente estava no final de junho em […]

Continue a ler este artigo no SAPO 24.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: